Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/08/2023 às 11h20min - Atualizada em 23/08/2023 às 11h20min

Vale fecha apoio ao Programa Itinerários Amazônicos

Pebinha de Açucar

Como contribuir para que jovens dos estados da Amazônia Legal sejam mais críticos em relação a decisões e escolhas conscientes a respeito do território amazônico? Foi esse questionamento que inspirou a criação do programa Itinerários Amazônicos, lançado nesta quinta-feira, 17/8. A ação é do Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e Vale. A iniciativa é de grande importância social e institucional e se conecta com as metas globais da Vale relacionadas à floresta e ao combate à pobreza extrema, além de fortalecer a agenda Vale do Amazônia Já.

As redes públicas de ensino de 8 dos 9 estados por onde se estende a Amazônia Legal já aderiram ao programa: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Juntos, esses estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio. Com duas frentes complementares – materiais curriculares e formação continuada de professores e gestores escolares – o programa Itinerários Amazônicos visa a levar, de forma aprofundada, temas que tocam a região – como mudanças climáticas, questões sociais, culturais e econômicas – de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de Ensino Médio. A iniciativa foi destacada pelo especialista mundial em currículo, Dr. Phill Lambert, como exemplo na área educacional para o avanço rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.

“É uma grande alegria e um prazer fazer parte dessa rede tão relevante e poder apoiar essa iniciativa. A Vale está presenta na Amazônia Legal, principalmente nos estados do Pará e do Maranhão, e é comprometida com a busca por soluções que aliem a proteção do bioma e desenvolvimento da região. Contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia – nos seus mais variados aspectos, inclusive na Educação, é parte do nosso compromisso e do nosso entendimento de que floresta em pé é floresta com vida digna para todos e todas que lá residem”, afirma Flavia Constant, diretora de Investimento Social Privado da Vale.

Para Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo, o programa Itinerários Amazônicos “é dos jovens e educadores amazônidas, das equipes gestoras das escolas, dos formadores das redes de ensino. Tudo o que foi e está sendo construído em termos de conteúdo e formação é fruto de um trabalho colaborativo de mais de 120 pessoas, a maioria profundos conhecedores da Amazônia Legal. Além disso, o programa é uma resposta à necessidade de agir, com urgência, para enfrentar os desafios em relação às questões climáticas, desigualdades, à promoção da vida e educação das diversas populações do planeta”, afirma.

“O programa Itinerários Amazônicos evidencia os pilares da Uma Concertação pela Amazônia quando coloca a educação no centro das discussões sobre desenvolvimento, quando fortalece capacidades institucionais, e, acima de tudo, promove uma construção em rede a partir de uma abordagem sistêmica sobre as amazônias”, explica Fernanda Rennó, secretária executiva da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia.

“Uma das grandes riquezas da proposta do Ensino Médio é trazer a diversidade do Brasil e de suas juventudes para o centro da educação. Dar visibilidade ao jovem amazônida, seu projeto de vida a partir de seu território e fazer com que ele compreenda novas formas de ver e viver sua regionalidade é um dos maiores propósitos dos Itinerários Amazônicos”, afirma Katia Smole diretora Executiva do Instituto Reúna.

Para Lourival José Martins Filho, diretor de formação docente e valorização dos Profissionais da Educação, que representou a Secretária Kátia Schweickardt do Ministério da Educação no evento, todo brasileiro deveria saber sobre a Amazônia. “Não importa o estado da Federação: deveríamos amazonizar o currículo para que todo cidadão brasileiro tivesse essa compreensão mínima, fosse alfabetizado no sentido de saber o que é a Amazônia e o que ela representa”, afirma.

O lançamento ocorreu em Manaus, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e contou com transmissão ao vivo feita pelo Centro de Mídias da Educação do Amazonas (CEMEAN), por meio do canal Itinerários Amazônicos no Youtube. Confira neste link: http://bit.ly/lançamentoIAM

Conheça o programa Itinerários Amazônicos:
O programa Itinerários Amazônicos propõe percursos de ensino e aprendizagem combinam temas, saberes e questões amazônicas às competências e práticas de áreas do conhecimento previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática, Projetos de Vida e Educação Profissional e Técnica. Ele possui duas frentes complementares:

1- Conteúdo: materiais organizados em unidades curriculares e módulos voltados para os itinerários formativos do Ensino Médio, com propostas de atividades e materiais de referência para os professores. Qualquer educador do Brasil pode acessar e utilizar os materiais em suas aulas gratuitamente.

2- Formação continuada: para professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal. Todos os educadores brasileiros podem acessar os conteúdos formativos disponíveis no canal do Youtube do programa.

Acesse o site do programa: https://itinerariosamazonicos.org.br/

Sobre o Instituto iungo
O Instituto iungo foi criado com uma visão de educação: uma escola em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. Para o iungo, o professor é a base da educação e o principal agente dessa transformação da escola. Por isso, o instituto oferece formação continuada para educadores em diferentes formatos, produz material pedagógico para apoiá-los no dia a dia e realiza pesquisas para ouvir os professores do Brasil. Para trazer um impacto relevante para a educação do país, o Instituto trabalha em parceria com secretarias da educação, universidades e outras organizações do terceiro setor. Em três anos de atuação, o iungo firmou parcerias com 16 redes estaduais de ensino e impactou diretamente mais de 270 mil educadores com ações de formação. Seus mantenedores são o Instituto MRV e o Movimento Bem Maior.

Sobre o Instituto Reúna
Criado em 2019 como uma iniciativa da Fundação Lemann e do Imaginable Futures para
impulsionar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela educação de qualidade e com equidade no Brasil. Desenvolve recursos e referências técnico-pedagógicas de excelência para uso gratuito pelas redes públicas de ensino, a fim de contribuir com a promoção da coerência pedagógica sistêmica e com a implementação da BNCC no país.

Sobre a Uma Concertação pela Amazônia
É uma rede com mais de 600 líderes criada em 2020 como um espaço democrático de debate para que diversas iniciativas que atuam em prol da região pudessem se encontrar, dialogar e ampliar o impacto de suas ações. Apartidária e plural, a iniciativa reúne representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil e imprensa, que se juntaram para buscar propostas e projetos para a floresta e as pessoas que vivem na região. Para a Concertação, a Amazônia é uma trajetória de desenvolvimento para o país e tem papel determinante no enfrentamento da emergência climática e no futuro do planeta.

Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90