Jornal In Foco Publicidade 1200x90
10/08/2023 às 11h53min - Atualizada em 10/08/2023 às 11h53min

PF fecha quatro garimpos ilegais no sul do Pará

Duas pessoas foram presas e oito trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravo

dol

Praticado desde o século XVI no Brasil, o garimpo ilegal traz problemas ambientais e sociais. A Polícia Federal tem intensificado as fiscalizações e deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação São Francisco 2, que visa o combate da extração ilegal de recursos minerais. A investigação partiu de denúncia de atividade garimpeira ilegal na região de Cumaru do Norte, no sul do Pará.

Esta é a segunda ação da Polícia Federal em dois meses na região. Por meio de análises de imagens de satélite foi identificada uma área de aproximadamente 40 hectares de degradação, sendo que vários dos pontos apontados não possuíam autorização da Agência Nacional de Mineração para a lavra garimpeira.

Operação São Francisco 2, visa o combate da extração ilegal de recursos minerais

Operação São Francisco 2, visa o combate da extração ilegal de recursos minerais

Operação São Francisco 2, visa o combate da extração ilegal de recursos minerais |Divulgação

Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante, quatro garimpos ilegais foram fechados e oito trabalhadores encontrados em condições análogas à de escravo, tendo sido resgatados em barracos de lona sem água tratada e banheiro, além de várias outras irregularidades.

Além disso, foram apreendidas 05 escavadeiras hidráulicas, 01 veículo modelo Hilux, 03 armas, aproximadamente 150 gramas de ouro e 700 gramas de substância semelhante a mercúrio, além diversos utensílios utilizados no processamento do ouro.

Uma das áreas em que ocorria a extração ilegal de ouro

Uma das áreas em que ocorria a extração ilegal de ouro

Uma das áreas em que ocorria a extração ilegal de ouro |Divulgação

LEIA TAMBÉM:

+ PF realiza operação contra fraudes em Redenção e Parauapebas

+ PF desarticula garimpos que ameaçavam linhas de transmissões

+ PF, IBAMA e ICMBio desmobilizam garimpos em Parauapebas

Os presos foram autuados pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, garimpo ilegal, manter trabalhadores em condição análoga à de escravo, armazenar mercúrio em desacordo com as exigências estabelecidas em leis e extração de recursos minerais sem autorização. Um deles também foi autuado por posse irregular de ouro.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis responsáveis e mais pontos de extração ilegal de ouro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90