Jornal In Foco Publicidade 1200x90
12/07/2023 às 11h41min - Atualizada em 12/07/2023 às 11h41min

Bairro Cidade Jardim é o que apresenta maior número de queimadas em Parauapebas

P. Pebinha de Açucar

Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), apresentou o primeiro boletim de monitoramento de queimadas.

O documento foi apresentado durante reunião na manhã desta segunda-feira, 10, na sala de treinamento da Compdec, com a presença dos brigadistas do 23º Grupamento de Bombeiros Militar e representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará (CEDEC).

Os números divulgados compreendem o período de 01 a 30 de junho e são referentes as ocorrências atendidas pela Brigada de Emergência de Parauapebas, parceria entre Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Apenas em junho foram contabilizadas 51 queimadas, sendo 10 eventos em áreas de proteção permanente (APPs) e 41 focos registrados em áreas com característica de lotes, no perímetro urbano

A concentração dos focos de incêndios compreende principalmente os bairros Cidade Jardim e Beira Rio, sendo 19 focos no Cidade Jardim, 05 no Beira Rio e 04 Novo Horizonte, seguidos de 03 focos cada no Alvorá e Fap (Residencial Martine), 02 nos bairros Jardim CanadáCéu Azul e Parque dos Carajás; e registro de 01 foco de incêndio no Nova CarajásAlto da Boa VistaDa PazBetâniaMaranhãoLiberdadeJardim América (Montes Claros), Morada NovaParque das NaçõesParaísoTropicalNova Vida e zona rural.

 

“Nossa Gerência de Monitoramento e Vistoria Técnica detectou a influência do El Niño, que gera uma onda de calor no período de estiagem, e, consequentemente, fez com que nossa Brigada de Emergência começasse a atuar ainda no começo do mês de junho”, reforçou o coordenador da Defesa Civil, Érick Nascimento, durante a apresentação.

Para o tenente-coronel comandante do 23º GBM, Catuaba, recém-chegado à cidade, a integração entre as políticas públicas é de suma relevância para combate das queimadas. “É um prazer conhecer o trabalho difundido pela Defesa Civil municipal e somar forças para combater às queimadas”, declarou o tenente-coronel, destacando que a melhor prevenção é o melhor caminho.

Nos primeiros dias do mês de julho já foram registrados 21 focos de queimadas, números que deixam as equipes em estado de alerta. “Queremos que a população trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, evitando pôr fogo em lotes e no lixo, e que denuncie essa prática por meio dos canais oficiais 190 ou 193”, finaliza Érick.

A Brigada de Emergência de Parauapebas foi criada em julho do ano passado.

Reportagem: Sara Nascimento


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90