Jornal In Foco Publicidade 1200x90
25/03/2023 às 18h26min - Atualizada em 25/03/2023 às 18h26min

Helder reúne com ministro do Meio Ambiente da Noruega

Encontro no Palácio do Governo, nesta sexta-feira (24), em Belém, contou com representantes do Estado e da embaixada da Noruega no Brasil.

dol
 

Conciliar a atividade econômica com a preservação da natureza e o respeito às comunidades locais são metas buscadas pelo Governo do Estado do Pará, por meio de parcerias que possam impulsionar a agenda de sustentabilidade no Pará. Neste cenário, o governo norueguês é um importante aliado para o Brasil e, particularmente, para o Estado.

Nesta sexta-feira (24) o governador Helder Barbalho se reuniu com o ministro do clima e meio ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, para fortalecer a implementação de políticas, sobretudo a estruturação do sistema jurisdicional de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+), Pagamentos por Serviços Ambientais e o emprego de imagens utilizadas no combate ao desmatamento concedidas gratuitamente pela Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega – NICFI. Além disso, foi manifestada a intenção de colaboração para aperfeiçoar projetos que serão apresentados ao Fundo Amazônia com o objetivo de receber novos investimentos financeiros.

A vice-governadora do estado, Hana Ghassan, secretários e representantes do Estado, o embaixador e coordenador de Relações Internacionais, Everton Vargas também participaram do encontro que contou ainda com a presença do embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, e outros diplomatas.

O governo articula medidas para a preservação do meio ambiente.

O governo articula medidas para a preservação do meio ambiente.

O governo articula medidas para a preservação do meio ambiente. |Marco Santos/Agência Pará

O ministro norueguês reconheceu a forte governança do Governador do Pará que tem se mostrado uma forte liderança para o meio ambiente na Amazônia e no restante do país em eventos ambientais internacionais.

“Nós devemos construir mais com menos. Melhorar o sistema de água, melhorar tecnologia de agricultura. Estou muito feliz de estar aqui, em Belém do Pará. Nós nos encontramos antes em eventos ambientais, como a COP (Conferência do Clima para as Nações Unidas), onde pude acompanhar o que o Pará apresentou. Nós sabemos das limitações da natureza, nós temos esse olhar que temos muitas pessoas no planeta e ele é pequeno. Existe uma tarefa de corrigir, nós podemos proporcionar vida melhor para todos, mas respeitando as limitações da natureza”, garantiu o ministro do clima e meio ambiente da Noruega, Espen Barth Eide.

Em apenas dois meses, o Pará alcançou significativos resultados na pasta ambiental. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o Estado reduziu o desmatamento e não possui nenhum município no ranking dos que mais desmataram em fevereiro. O que para o chefe do executivo paraense já demonstra a virada de chave para a transição econômica e a valorização dos ativos ambientais que podem gerar empregos, renda e um novo modelo de desenvolvimento sustentável.

“Nós reduzimos o desmatamento e aumentamos a área produzida, o que permite com que nós possamos ser protagonistas da segurança alimentar ao tempo que evitamos avanço pela floresta. Mas sabemos que para cumprir nossas metas, não basta não desmatar, precisamos garantir restauração e recuperação de áreas degradadas. Por isso, estamos atuando na intensificação da produção rural para não agir de maneira ostensiva na floresta, estímulo à bioeconomia, novas culturas de cultivo, destacando cacau, açaí, entre outros”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Paralelo às ações de ostensividade realizadas pela Operação Curupira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) desenvolve ações contidas na Política Estadual de Mudança Climática (PEMC), criada em 2020, e que reúne ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima que perpassam desde a ações de redução das emissões de gases efeito estufa, preservação da floresta e geração de emprego e renda.

A Semas está, por meio da PEMC, implantando o Plano Estadual de Bioeconomia a fim de gerar uma nova matriz socioeconômica no estado a exemplo do Bio Business, que propôs a criação de oportunidades e ambientes catalisadores de bionegócios, bem como um espaço de inovação para a interação entre os setores de produção, investimento, mercado, pesquisa, governo e sociedade civil, e construindo o Plano de Restauração Florestal possibilitando outras opções de renda para aqueles que tiravam o seu sustento de atividades ilegais, além da elaboração do seu Sistema Jurisdicional de Redd+ e o Pagamento por Serviços Ambientais.

“Nós pudemos renovar os compromissos que a Noruega tem com o Pará, a exemplo de estender a cessão de imagens do NICFI até 2024. Eles também irão colaborar conosco também na estruturação de projetos que posteriormente serão apresentados ao Fundo Amazônia”, concluiu o secretário de meio ambiente do Pará, Mauro O’de Almeida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90