Jornal In Foco Publicidade 1200x90
02/03/2023 às 11h35min - Atualizada em 02/03/2023 às 11h35min

Pesca do mapará é liberada em Cametá após fim do defeso

A festa de abertura da pesca se tornou patrimônio cultural e faz parte do calendário oficial de eventos do município.

dol
 

Dezenas de embarcações de todos os tamanhos se reuniram na comunidade de Cuxipiari Carmo, no município de Cametá, para o tradicional ato de abertura da pesca, que marca o encerramento do período de quatro meses de defeso das espécies. O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, ao lado do prefeito Victor Cassiano e outras autoridades, participaram do ato simbólico, realizado na tarde de ontem, da pesca do mapará, um dos tipos de pescado mais procurados na cidade do nordeste paraense.

Helder enalteceu a pesca da espécie como parte da cultura de Cametá e de toda esta região do Baixo Tocantins. “É Muito bacana poder prestigiar esse momento, com a particularidade do modo de pescar, da pesca do borqueio, que só ocorre aqui nessa região do Estado”, reconheceu.

Helder Barbalho e Hana Ghassan estiveram presente no evento de abertura

Helder Barbalho e Hana Ghassan estiveram presente no evento de abertura

Helder Barbalho e Hana Ghassan estiveram presente no evento de abertura |Marcos Santos / Agência Pará

Feirante do mercado municipal, Júlio Ribeiro Coelho revela que o “mapará de maré” é o preferido da população a partir de março. “É uma época muito boa, que as pessoas esperam muito, pessoal fica esperando mesmo, nem quer saber de outros peixes”, relatou.

Leia também:

Veja aonde encontrar gasolina mais barata em Belém

A festa de abertura da pesca se tornou patrimônio cultural e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Momentos antes da cerimônia, o governador e a vice foram recepcionados com um almoço - em que o prato principal foi o mapará, claro - em um barco ancorado no meio do rio Tocantins, já próximo a comunidade Cuxipiari Carmo.

Antônio Maia, membro da entidade Acordo de Pesca da Comunidade Rio Cuxipiari Carmo, que conta com a adesão de 240 pescadores, garante que hoje é seguramente um dos dias mais esperados do ano pelos moradores de Cametá. “São quatro meses desde quando fecha a pesca, então esse dia é especial, a gente quer pescar em quantidade para ter oferta para toda a população. Muito importante termos o apoio do governador, a gente o recebe de braços abertos”, garante.

O período de defeso vai de 1º de novembro a 1º de março. Nesses quatro meses, é proibida a pesca de qualquer peixe nos rios, por ser considerado o período de reprodução das espécies. Para coibir a pesca predatória, o prefeito assinou acordos de pesca com as comunidades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90