Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/02/2023 às 13h10min - Atualizada em 17/02/2023 às 13h10min

Helder Barbalho apresenta biodiversidade amazônica e soluções sustentáveis em evento proposto por governo do Reino Unido

Chefe do Executivo Estadual destacou as ações de biodiversidade, inovação, ciência, tecnologia, bioeconomia, soluções sustentáveis e sociais realizadas em todo o estado

dol

Os avanços realizados pela gestão ambiental do estado do Pará como forma de prover um desenvolvimento sustentável, valorizando a floresta viva, as pessoas e os conhecimentos tradicionais foram apresentados pelo governador Helder Barbalho nesta sexta-feira (17) durante o evento “Ação pela  Natureza: Mobilizando o setor privado”, conduzido pelo governo do Reino Unido, na Lancaster House, em Londres. O próximo compromisso do Chefe do Executivo Estadual será um uma reunião com o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham, em apoio à biodiversidade global.

O foco do evento, liderado pela ministra de Meio Ambiente, Agricultura e Assuntos Rurais do Reino Unido, Thérèse Coffey, foi o financiamento privado para a natureza e a biodiversidade, uma espécie de chamada ao setor privado do Reino Unido e Europa para se conectarem com planos e ações dos governos de todo o mundo e que são considerados oportunidades de investimentos.

Com pioneirismo, o Pará lidera iniciativas, reunidas em um arcabouço legal, que preveem ações de curto, médio e longo prazo para a transformação do uso do solo, que passará a ser mais eficiente e priorizará a sustentabilidade ambiental. As ações ocorrem por meio do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que envolve medidas de comando e controle, desenvolvimento sustentável de baixas emissões, regularização ambiental e financiamento climático. 

Foto: DivulgaçãoO Plano Estadual de Bioeconomia, lançado em novembro passado, na Conferência do Clima da Nações Unidas (COP 27) que contempla o Parque de Bioeconomia e Inovação do Pará, e que já está em implementação, foi apresentado durante o encontro. 

“Apresentamos o Plano Estadual de Bioeconomia e o Parque de Bioeconomia e Inovação do Pará como as principais oportunidades para os investidores internacionais, sobretudo soluções ambientais”, informou o governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho.

Durante o encontro também foi informado o que o Pará vem construindo para ações de biodiversidade, inovação, ciência, tecnologia, bioeconomia, soluções sustentáveis e sociais para todo o Estado.

“Esperamos que a nossa fala tenha sido bem acolhida para que a gente possa continuar recebendo investimentos do exterior e do próprio Brasil para a implementação do nosso plano de bioeconomia e do parque de bioeconomia e inovação”, concluiu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, que também acompanhou a reunião. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90