Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/07/2022 às 14h51min - Atualizada em 13/07/2022 às 14h51min

Primeira sucuri amarela do mundo é registrada em Belém

A sucuri amarela foi resgatada em 2020 pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Belém, em uma área urbana. No entanto, o artigo com o registro inédito só foi publicado esta semana pelo Herpetological Review.

dol
 

Aimpressionante espécie de sucuri (Eunectes murinus) de pele amarela, chamou atenção não só do biólogo Afonso Meneses como também de toda a comunidade científica, afinal, trata-se do primeiro registro no mundo de uma anaconda mutante amarela.

O registro foi feito em Belém, no Pará, e revela detalhes de uma mutação genética chamada xantismo, condição que altera completamente a pigmentação da pele do animal para tons amarelados. O animal registrado mede cerca de 2,5 metros e pesa sete quilos.

“A sensação de fotografar esse réptil foi muito bacana. Ver o bicho de coloração totalmente diferente e poder publicar o primeiro registro do mundo faz a gente perceber o quanto ainda temos para descobrir sobre a nossa fauna”, destaca Afonso.

Segundo o especialista, naturalmente a sucuri apresenta cor verde oliva ou marrom, com algumas manchas dorsais e ocelos laterais. Além disso, é a única espécie do gênero que possui quatro listras cefálicas, geralmente marrons, vermelhas ou laranjas.

Sucuri-verde sem anomalia apresenta tons verde oliva ou marrom, com manchas escuras.

Sucuri-verde sem anomalia apresenta tons verde oliva ou marrom, com manchas escuras.

 Sucuri-verde sem anomalia apresenta tons verde oliva ou marrom, com manchas escuras. | Afonso Meneses/Arquivo Pessoal

De acordo com o biólogo, o que mais chama atenção é o fato da cobra chegar à vida adulta viva, mesmo com um padrão de cores que dificulta a camuflagem na floresta. 

Afonso contou que estava em uma expedição com um amigo que estuda cobras da América do Sul quando conseguiu o flagrante.

“Eu estava fazendo meu mestrado e ele desenvolvendo um trabalho de doutorado sobre sucuris na mesma região. A gente foi para um serpentário que fica a 30 quilômetros de Belém pra levantar dados da pesquisa dele. Foi quando soubemos que a cobra de cores pálidas havia sido encontrada no centro da cidade”, lembra o biólogo.

A sucuri amarela foi resgatada em 2020 pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Belém, em uma área urbana. No entanto, o artigo com o registro inédito só foi publicado esta semana pelo Herpetological Review.

Descoberta ajuda a entender mais sobre mutações genéticas

Descoberta ajuda a entender mais sobre mutações genéticas

 Descoberta ajuda a entender mais sobre mutações genéticas | Afonso Meneses/Arquivo Pessoal

Como as cores dificultam a sobrevivência da espécie na natureza, a cobra foi levada para o Centro de Herpetologia da Amazônia, onde permanece em recinto, contribuindo com estudos sobre o fenômeno.

“Existem outros casos dessa anomalia em espécies como cascavéis. Mas em uma sucuri é a primeira vez”, reforça o biólogo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90