Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/06/2022 às 17h30min - Atualizada em 04/06/2022 às 17h30min

Em Canaã dos Carajás, Usina da Paz é inaugurada com festa

- Jornal In Foco

Canaã dos Carajás tem razões de sobra para comemorar. Foi inaugurada na manhã deste sábado (4), a Usina da Paz do município, complexo multifuncional construído por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Canaã e a empresa Vale. A Usina da Paz fica na bairro Ouro Preto e vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos para a comunidade canaense.

Entre as autoridades presentes na solenidade de inauguração, a prefeita Josemira Gadelha, o governador do Pará Helder Barbalho, a primeira-dama Daniela Barbalho, e o líder político Jeová Andrade. Essa é a sexta Usina da Paz inaugurada no Pará. A Usina tem o propósito de promover transformação social e redução de violência, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer. O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

A dona de casa Maria de Fátima esteve presente na inauguração da unidade. Ela aprovou as instalações da Usina da Paz e se mostrou animada com os serviços que serão ofertados no local. "Eu acho que é muita importante quando o governo olha para o povo e constrói espaços deste tipo. Tenho filhos e eles já estão animados com algumas atividades que vão acontecer aqui."

Ricardo Balestreri, secretário de estado de Articulação da Cidadania, afirmou que o governo trabalha para que cada usina signifique  muito para as comunidades em que são implantadas. "Nós estamos levando avante a ideia de rede de usinas, dentro de um quadro de firmeza e responsabilidade. Agora a expansão para a região sudeste é significativa porque é um ensaio de outras expansões que o governo do Estado pensa em fazer."

Para a prefeita Josemira Gadelha, a Usina da Paz é um espaço que abriga a todos. "É um projeto não só de inclusão social, mas um projeto de transformação. Um projeto que visa o esporte, a tecnologia, a saúde, a educação. Todos que aqui chegarem nessa casa, espero que se sintam cuidados, abraçados. Que a Usina da Paz seja uma fábrica de esperança."

O governador Helder Barbalho destacou que a proposta é trabalhar na redução da violência apostando na formação de cidadãos. "A ideia é não apenas ficarmos discutindo e corrigindo os efeitos, mas buscando olhar as causas, para que nesse ambiente, esta Usina, busque produzir uma nova sociedade. Uma nova condição de vida, e que este espaço possa ser utilizado pelos jovens, adultos e por toda a comunidade local, como programa diversos. Esse espaço estará aberto todos os dias da semana, com diversos serviços e benefícios para população de Canaã dos Carajás.”

Entre os serviços ofertados pela Usina, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, emissão de documentos de identidade, atendimento jurídico, assistência social, oficinas de tecnologia, dança, música, culinária, artesanato, oficinas esportivas (artes marciais), natação e futebol. Além disso, é esperado no complexo cursos voltados para a fase pré-Enem e palestras e workshops de acordo com as demandas da comunidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90