Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/04/2022 às 09h47min - Atualizada em 27/04/2022 às 09h47min

Jader pede informações sobre projeto para escolas no Pará

O BNDES anunciou que vai contratar empresas para fornecer tratamento de esgoto em 450 instituições públicas na região do Marajó e senador pediu mais detalhes sobre prazos e montante de recursos investidos

dol

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai estruturar projetos de infraestrutura para escolas públicas e de qualificação profissional. A iniciativa vai começar pelos 16 municípios do Marajó, no Pará. Será publicado, esta semana, o edital para contratação de empresas para fornecer tratamento de esgoto para 450 escolas públicas nas cidades marajoaras.

O BNDES pretende investir R$ 48 milhões na região do Marajó, dos quais R$ 20 milhões são do Fundo Socioambiental da instituição ou por meio de um programa de financiamento combinado, unindo o aporte direto do BNDES ao financiamento coletivo, chamado “crowdfunding”. O trabalho de promoção de melhorias nas escolas do Marajó conta com a parceria dos estados e municípios, além dos ministérios da Educação e da Cidadania.

Jader defende projeto sobre produção no Pará

“Como fiel defensor da educação e do povo paraense, fico contente em saber que o BNDES vai lançar o edital para fornecer tratamento de esgoto para 450 escolas da região do Marajó. É uma iniciativa que muito nos alenta, uma vez que vimos lutando para que o Brasil reconheça a importância dessa região e nos ajude a dar à população marajoara tratamento igualitário aos demais cidadãos brasileiros. O isolamento da população do Marajó nunca se justificou”, comemorou o senador Jader Barbalho.

O parlamentar encaminhou ao presidente do BNDES, Gustavo Montezano, ofício parabenizando o banco pela iniciativa que prevê ainda conectar projetos e interessados a liberar recursos para propostas específicas referentes ao Marajó, como fornecimento de material escolar e formação de professores. “O Pará tem um dos piores índices de saneamento do Brasil. Ao tomar conhecimento sobre a proposta do BNDES, que ingressa agora no setor educacional ao oferecer infraestrutura para a rede pública de ensino, solicitei ao presidente da instituição mais informações sobre o projeto que começa a ser implantado pela nossa importante região do Marajó”, informa o senador.

Jader solicitou ao presidente Gustavo Montezano mais detalhes sobre a data estimada para o início e término do projeto piloto no Marajó e qual é o montante de recursos que o BNDES pretende investir no Pará. O senador destaca que as doenças decorrentes da ausência de saneamento básico causam efeitos na saúde que podem comprometer o comportamento e a função cognitiva das crianças, principalmente com relação à capacidade de atenção e concentração, que interferem no rendimento escolar e dificultam o aprendizado.

“A relação entre a falta de infraestrutura básica nas escolas e o baixo rendimento escolar pode ser confirmada pelas estatísticas. Infelizmente as regiões Norte e Nordeste apresentam os piores índices de aprendizagem, sobretudo em locais com alta taxa de ausência de serviços de saneamento básico”.

ATRASO

Além disso, continua o senador Jader Barbalho, o investimento nos serviços de saneamento básico ajudará a reduzir o atraso escolar, “tendo em vista que quando a criança fica doente e começa a faltar às aulas ela deixa de conseguir acompanhar o ritmo da turma e como consequência, se afasta da vida escolar”, complementa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90