Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/04/2024 às 16h56min - Atualizada em 11/04/2024 às 16h56min

Palestra é realizada no CRAS Residencial Canaã sobre autismo

Prefeitura de Canaã dos Carajás realiza uma programação alusiva sobre a data durante todo o mês

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril. No entanto, a Prefeitura de Canaã dos Carajás realiza uma programação alusiva sobre a data durante todo o mês. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Programa Criança Feliz do Governo Federal e equipe técnica do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento à Família), está promovendo ações nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do Novo Brasil, Novo Horizonte e do bairro Residencial Canaã.

Nesta quarta-feira (10), o CRAS do Residencial Canaã, que atende 10 bairros do município, promoveu uma palestra com profissionais da assistência social e pedagogia, os quais trouxeram informações sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de orientar a comunidade sobre as características e sinais do TEA. A assistente social do Centro TEA e especialista em saúde mental, Bárbara Cruz, destaca a importância de abordar os direitos da pessoa com autismo e dos familiares diante desse transtorno.

“Nós temos o benefício do BPC, que é uma prestação continuada, que garante para esse usuário que tem o transtorno do espectro autista um benefício de um salário mínimo. Nós temos também a questão do passe livre, que é um passe que garante o transporte gratuito. Nós temos também a CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com TEA, vamos abordar como esses pacientes podem buscar essa carteirinha. E vamos falar também da jornada de trabalho reduzida para aqueles pais que são servidores públicos federais e têm direito.”, pontuou.

A coordenadora do CRAS do Residencial Canaã, Maria Edvania Araújo, ressalta a ação que beneficia tanto os usuários do CRAS quanto toda a família. “O objetivo é não levar somente para os nossos usuários, mas também para as famílias que temos aqui no CRAS, que têm muitas crianças com autismo e muitos pais ainda não conseguem identificar. Então, de uma forma humanizada, é levado para à nossa comunidade, para o nosso território. Vai ser desenvolvido não só para capacitar nossos colaboradores, mas também para fazer uma extensão e levar para os pais, porque muitos pais ainda não estão preparados para cuidar de sua criança que tem autismo, e esse número tem aumentado cada vez mais no Brasil.”, afirmou.

A mãe de um autista, Vanda de Nazaré Silva, participou da ação no Residencial Canaã e conta como este momento ajuda a identificar os sinais e como cuidar melhor das crianças com TEA. “Quando eu descobri, fiquei surpresa, mas hoje em dia já me adaptei. Hoje sei como é o jeito dele, devo dar mais carinho para ele, porque crianças autistas especiais precisam mais de carinho. Então, esse momento foi muito importante.”, destacou.

Foto: Diego Barbosa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90