Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/01/2022 às 10h13min - Atualizada em 26/01/2022 às 10h13min

Inscrições abertas para Oficina de Percussão Para Bateria em Canaã

Oficina será realizada entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Inscritos poderão aprender a tocar instrumentos como surdo, caixa, repique, tamborim, chocalho e tarol. Saiba como participar

- Jornal In Foco
A Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Parauapebas e Região (LIABESPR), por meio do programa Estúdio Canaã, em parceria com o grupo Jerusalém Esporte e Cultura (JEC) e da Associação das Famílias Sem Moradia Própria de Canaã dos Carajás (AFAMAPROCAN), vai realizar, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, uma Oficina de Percussão Para Bateria em Canaã dos Carajás. As inscrições são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas na sede da JEC ou na sede da AFAMAPROCAN, que ficam na VS-52.

A oficina, que será realizada pela primeira vez em Canaã, pretende encontrar pessoas que gostem e tenham aptidão com instrumentos para instruí-las no caminho da música. O objetivo é formar músicos, artistas, cidadãos. Os inscritos na oficina poderão aprender a tocar surdo, caixa, repique, tamborim, chocalho e tarol.

A partir dos 10 anos de idade, todos podem fazer parte do projeto. “Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha interesse e goste daquilo ali. Já fizemos oficinas de percussão em Parauapebas com pessoas de 50, 60 anos. Não tem idade. Tudo é a vontade de participar” explica Jean Carlos, tesoureiro da LIABESPR, e um dos organizadores do projeto.

Jean também fala sobre o trabalho desenvolvido nas aulas. “Algumas que se inscrevem já sabem tocar um instrumento e querem aprimorar sua técnica. No primeiro dia, avaliamos qual instrumento essa pessoa tem mais intimidade, vocação. Temos uma conversa sobre a história dos instrumentos, ensinamos conceitos como montagem, e a parte prática.”

Para Jean, a oficina é uma boa oportunidade para todos. “A comunidade tem muito a ganhar. Acredito que isso tira crianças e adolescentes das ruas. Esse é um pontapé inicial importante para quem deseja ter sucesso na vida de músico e é um apoio importante para a formação cidadã desse indivíduo. Essas pessoas costumam ser chamadas para participar do carnaval, participar do 7 de setembro. É difícil encontrar músicos, hoje em dia. E aí a comunidade ganha profissionais e cidadãos.”

À frente do JEC, o professor Robson Filgueira vai ministras as aulas da oficina, que acontecerá na sede da entidade, localizada na Chácara Nova Jerusalém Quadra 6, Número 15. “Queremos difundir os ritmos do carnaval e suas particularidades sonoras. Entendo que essa é uma grande oportunidade para nosso espaço cultural.”

Ao fim do projeto haverá uma grande apresentação com os ritmistas formados na comunidade da VS 52.
 
Projeto Estúdio Canaã
Estúdio Canaã é uma proposta da LIABESPR e pretende realizar diversas oficinas carnavalescas na Terra Prometida. O objetivo é fomentar a economia criativa e fortalecer o bloco de carnaval da comunidade. Por meio do Termo de Fomento Número 037/2021, da Prefeitura de Canaã, o projeto é possível.
 
LIABESPR
A Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Parauapebas e Região (LIABESPR) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Parauapebas – PA. Fundada em 20 de dezembro de 2011, com o objetivo de apoiar as escolas, blocos, artistas plásticos e músicos atuantes nos municípios da região sudeste paraense, com foco no fomento e valorização da cultura popular do carnaval, de forma a promover a melhoria e qualidade de seus trabalhos.
 
AFAMOPROCAN
A AFAMOPROCAN é uma instituição sem fins lucrativos atuante no município de Canaã dos Carajás desde o ano de 2012. Sua fundação ocorreu num contexto conturbado de intenso inchaço populacional, um momento de extremas dificuldades em relação a habitação, no tocante as famílias mais carentes oriundas de outros estados que vinham á Canaã em busca de emprego e esperança de melhor qualidade de vida para suas famílias. A associação busca garantir mais dignidade e qualidade de vida a cidadãos do município.
 
JEC
Com sede no Chacreamento Nova Jerusalém, o grupo Jerusalém Esporte e Cultura foi criado em 2014 e atua no setor social em Canaã. A entidade visa promover grupos culturais e esportivos em Canaã, auxiliando na formação de cidadãos na Terra Prometida.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90