Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/01/2022 às 00h08min - Atualizada em 22/01/2022 às 00h08min

Balsa volta a colidir com estrutura de trapiche em Outeiro

Incidente arrancou pedaço de concreto do trapiche Brasília. Local era uma das alternativas ofertadas para o transporte de passageiros após o acidente que interdita a Ponte de Outeiro desde de segunda-feira (17).

g1 Pará

Mais um incidente foi registrado em Outeiro, distrito de Belém, nesta sexta-feira (21). Uma balsa colidiu com um dos pilares do trapiche Brasília, que teve um pedaço do concreto arrancado. Com a situação, os moradores da ilha voltaram a ter uma única opção de transporte no local.

Há uma equipe da Prefeitura de Belém no local para fazer reparos e liberar a estrutura novamente o quanto antes. O local era uma das alternativas ofertadas para o transporte de passageiros após o acidente na Ponte de Outeiro, na última segunda-feira (17), que inviabilizou o tráfego e prejudicou centenas de pessoas.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que as equipes técnicas do órgão estão no local realizando o reforço estrutural nas colunas de sustentação e passarelas do trapiche desde a quinta-feira (20). A Seurb informa também que já está instalando cobertura na passarela e defesas metálicas para garantir a segurança da população.

 

Interdição da ponte

 

A interdição da Ponte de Outeiro ocorreu na manhã da última segunda-feira (17), por conta da queda de um dos pilares, provocada pela colisão de uma balsa. O acidente ocorreu quando a embarcação passava por baixo da ponte. Nesses dias, foi possível observar aglomerações nas embarcações e a insegurança foi constante, como no caso da mulher que quase caiu no rio.
 

Câmeras de monitoramento também foram instaladas nos pontos próximos à travessia entre Icoaraci e Outeiro.

A balsa que está fazendo travessia entre Outeiro e Icoaraci continua no local, mas destinada exclusivamente para transporte de veículos.

Já o transporte de cargas para a Ilha ocorrerá entre 22h e 4h, segundo a prefeitura.

"A exceção fica para caminhões de 3/4 (aquele que tem a capacidade de transportar até 3 toneladas) que tem a travessia liberada a qualquer horário. A medida se faz necessária para dar maior agilidade e segurança na travessia das balsas de Icoaraci para Outeiro", informou a prefeitura.

 

Danos na ponte

 

A suspeita é que uma embarcação tenha colidido em uma das pilastras centrais de sustentação da ponte. O pilar caiu e uma rachadura surgiu na pista. A balsa suspeita foi apreendida.

A Polícia Civil e a Marinha instauram inquéritos para investigar a colisão que teria provocado os danos na estrutura. Segundo a Polícia Civil, a tripulação da embarcação suspeita e moradores da região já foram ouvidos. Vistorias estão sendo feitas no local para avaliar a estrutura.

Pilar central sob a ponte de Outeiro em Belém caiu  — Foto: TV Liberal/Reprodução

Pilar central sob a ponte de Outeiro em Belém caiu — Foto: TV Liberal/Reprodução

Pilar central sob a ponte de Outeiro em Belém caiu — Foto: TV Liberal/Reprodução

Apesar de inspeções estarem sendo feitas e as autoridades ainda não informarem os reais danos na estrutura, o governador Helder Barbalho (MDB) disse em uma rede social que está viabilizando recursos para obras no local.

"Já trabalhamos com o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para viabilizar a contratação da empresa responsável pelas obras de reconstrução que permitirão o restabelecimento do tráfego na Ponte do Outeiro", informou o governador.

Na terça-feira (18), a Marinha divulgou que a navegação por baixo da ponte também está proibida. Uma portaria foi publicada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) para interditar a passagem de veículos fluviais no rio Maguari sob a ponte por segurança.

"A interdição será mantida até que sejam apresentados laudos técnicos sobre profundidade e estrutura da ponte por órgãos competentes apontarem que há segurança em passar pelo local, o que não há previsão para ocorrer", informou a Marinha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90