01/09/2021 às 18h22min - Atualizada em 01/09/2021 às 18h22min

Pará é o 2º estado com mais queimadas em agosto, diz Inpe

O município de Altamira foi o que apresentou o maior índice de desmatamento

Dol
 

O aumento no índice de desmatamento na região do sudoeste do Pará tem causado preocupação. Esse crescimento vem sendo identificado pelos sistemas de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

De acordo com o Inpe, o Pará é o segundo estado com maior número de queimadas registradas no mês de agosto, na Amazônia. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (1), foram identificados 7.853 focos, o equivalente a 28% do total de queimadas na região. 

O município de Altamira, onde fica localizada a Hidrelétrica de Belo Monte, ocupa o segundo lugar no rankink das cidades que concentram os maiores focos de calor em toda a Amazônia Legal, com 1.997 registros. Em seguida estão Novo Progresso e São Félix do Xingu, com 1.646 e 1.253 focos, respectivamente. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou, por meio de nota, que o Pará registrou uma redução de 43% do número de focos de calor em áreas estaduais, no mês de agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »