Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/10/2017 às 16h31min - Atualizada em 17/10/2017 às 16h31min

Pequeno grupo faz manifesto em frente ao posto de saúde do Novo Horizonte

Populares se reúnem para protestar contra o fechamento da unidade de saúde. Secretaria de Saúde se manifesta

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Na manhã desta terça-feira (17) um pequeno grupo, de 15 pessoas, formado por moradores do bairro Novo Horizonte se reuniu em frente à Unidade de Saúde da Família Lucas Lourenço Leite, que atende aos moradores da localidade, para a realização de um protesto pacífico. O ato aconteceu por volta das nove da manhã e teve como pauta principal o fechamento do postinho para reforma. De acordo com os populares presentes, o lugar faz o atendimento de várias famílias e não precisa de uma reforma no momento, pois as condições de trabalho são boas.
 
Enquanto o pequeno grupo se concentrava em frente à unidade, um carro de som com o representante do bairro anunciava pelas ruas a manifestação e o motivo da revolta. Genival Pereira explicou à reportagem o motivo da reunião: “Em nome da Comissão em Defesa da Unidade de Saúde da Família, a pauta da nossa manifestação é não deixarmos o posto ser desmontado. Estamos aqui em defesa, para não deixar acabar o atendimento dessa unidade de saúde. E nós não podemos aceitar. Desde que foi criado esse postinho, nunca foi preciso fechar para fazer uma reforma. Aqui não tem um arranhão. Nós vamos ficar aqui e não vamos deixar ele tirar as coisas daqui de dentro.”
 
Procuramos o secretário de saúde Dinilson Santos. De acordo com ele, o posto não está sendo fechado. O gestor da pasta pediu, inclusive, desculpas, pois o boato de fechamento pode ter sido uma falha de comunicação. “O posto já apresenta há muito tempo alguns problemas de infiltração, o piso, etc. Alguns servidores vêm questionando a condição do local. Canaã dos Carajás recebeu uma emenda parlamentar e foi decidido direcionar o valor de R$ 150 mil para a reforma e ampliação do lugar. Em momento nenhum a unidade será fechada! Somente a reforma será feita e está calculada em um período de 120 dias e após este período, ela voltará a funcionar normalmente. Todas as pessoas atendidas aqui serão remanejadas para outras unidades até a conclusão da obra. Nenhum serviço vai ser parado.”
 
O secretário explicou ainda que a possibilidade de se alugar um imóvel para atender a população local foi cogitada, mas, segundo Dinilson, não seria compensatório, já que o período de tempo é curto e são necessárias muitas adaptações para o funcionamento de um posto. Dinilson pediu desculpas pelo transtorno e garantiu que tudo é para o bem estar da população e que em pouco tempo todos voltarão a ser atendidos com ainda mais qualidade.
 
A Assessoria de Comunicação do município enviou uma nota oficial sobre o caso. Confira.
 
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que, devido à reforma do posto de saúde do Novo Horizonte, que se inicia na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, será necessário atender os usuários em outros postos de saúde.
 
As famílias atendidas pela equipe da enfermeira Eliane Neves devem dirigir-se à Unidade de Saúde da Família do bairro Nova Jerusalém; as assistidas pela equipe do enfermeiro Leandro, devem dirigir-se à unidade do Park Shalon; e os moradores da VS-52 e VE-3, devem dirigir-se à unidade do Centro.
 
Os usuários com consultas marcadas precisam, desde já, procurar as respectivas unidades para sanar dúvidas sobre o atendimento.
 
Secretaria Municipal de Saúde
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90