Jornal In Foco Publicidade 1200x90
05/10/2017 às 14h23min - Atualizada em 05/10/2017 às 14h23min

Matogrosso e Mathias fazem show histórico em Canaã dos Carajás

Dupla foi a atração principal no aniversário de 23 anos da cidade. O público compareceu em peso para comemorar com muita alegria mais um aniversário da terra prometida

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Canaã dos Carajás teve sua emancipação política há 23 anos. De lá para cá, muita coisa mudou: a cidade cresceu e a população aumentou de forma exponencial. Conhecida hoje por ser uma terra de muitas riquezas, Canaã se consolida no cenário estadual e nacional como uma verdadeira potência municipal em franca ascensão. As conquistas são muitas ao longo dos últimos anos e a certeza no coração de cada canaense é que ainda há muito a se conquistar. Apesar da crise econômica que a cidade vive, o público decidiu sair de casa e prestigiar o tão aguardado show da dupla Matogrosso e Mathias. Cálculos iniciais estimam que 10 mil pessoas compareceram ao evento e viram de perto a chegada de mais um ano para a terra prometida. O que fica é a certeza de que a cidade ainda terá muitos e prósperos anos de vida.
 
A festa começou cedo. Por volta das 19 horas, o palco principal já estava cheio de talentos da música. O primeiro concurso Canta Cidade elegeu a dupla Leandra e Lorena como vencedora de sua primeira edição. Em entrevista, as meninas falaram sobre o sentimento de vencer o concurso e prometeram novos trabalhos em breve: “Estamos sem palavras, ainda emocionadas. É a primeira vez que participamos de um concurso assim. A nossa família está ali na maior torcida e foi tudo muito lindo. É um orgulho muito grande, gostaria de agradecer a todos que votaram e também ao prefeito Jeová Andrade por promover o evento. Nós temos várias composições e estamos trabalhando na produção de um CD. Ano que vem ele estará pronto.”


 
Depois da coroação das meninas como melhor apresentação, foi a vez de uma grande comitiva composta por autoridades do legislativo estadual, federal e encabeçada pelo ministro da integração nacional, Helder Barbalho, vir ao palco para fazer a sua homenagem a Canaã. Os deputados estaduais Dirceu Ten Caten e José Scaff, o deputado federal José Priante, além do prefeito de Água Azul do Norte, Renan Souto, falaram sobre a importância do município no âmbito regional e nacional. Além disso, as autoridades trouxeram presentes para a cidade.


 
Dirceu Ten Caten anunciou uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a construção do campo de futebol na Vila Planalto. Já José Priante, anunciou um projeto de lei, de sua autoria e que começará a tramitar em breve no Congresso Nacional, para a criação da rodovia transcarajás, que ligará Canaã a Araguaína. O deputado federal também anunciou um empenho de um milhão de reais para a construção de um complexo poliesportivo no bairro Jardim Europa. O ministro Helder, por sua vez, assinou diante de todos um convênio na ordem de dois milhões de reais para obras de infraestrutura no bairro Novo Horizonte.


 
Priante falou sobre a cidade e também sobre as novidades que trouxe: “A cidade de Canaã, apesar de jovem, tem um papel extraordinário na economia do nosso estado. Hoje faz parte dos discursos que o Pará é um estado exportador e que contribui substancialmente com seus números na balança comercial. Isso se deve à exportação de minério e Canaã, evidentemente, tem esse destaque por ter em seu território o maior projeto de mineração do planeta, que é o S11D. A cidade se consolida, a gente que acompanha a política há muito tempo viu essa cidade crescer e realmente todos que contribuíram para esse crescimento estão de parabéns. O Jeová tem uma visão estratégica de futuro, pensando nas próximas gerações e isso é muito importante. Dia de aniversário é dia de receber presentes! Então, eu trago isso hoje para Canaã. O complexo esportivo é um pleito do prefeito e nós vamos contribuir. Já o projeto de lei, vai integrar de vez essa região da grande reserva mineral do planeta ao resto do país.”


 
Helder Barbalho também concedeu entrevista e deixou o seu recado para a cidade: “É um imenso prazer poder estar aqui em Canaã participando desses 23 anos da cidade. Tenho vindo aqui com muita frequência e colaborado para que Canaã possa crescer e se desenvolver. Estar mais uma vez vindo e trazendo benefícios do Ministério da Integração é uma grande satisfação, é a forma de retribuir o carinho que recebo aqui em Canaã dos Carajás. É importante relembrar a história, há 23 anos o senador Jader criou o município de Canaã e hoje se torna uma das cidades mais importantes do Pará e do Brasil. A mensagem que deixo é de progresso, de desenvolvimento, a certeza que Canaã continuará crescendo e que estarei lado a lado com essa gente colaborando para que o município continue avançando e trazendo qualidade de vida para sua gente e prosperidade para o nosso estado.”
 


O prefeito Renan Souto também deixou o seu recado para o município: “Os meus parabéns pela passagem de aniversário de Canaã dos Carajás. Essa cidade maravilhosa de um povo trabalhador, progressista, que tem um governo municipal que realmente se preocupa com o povo. Que Deus possa abençoar o governo Jeová e também esse povo trabalhador que tanto merece.”


 
Ainda no palco, o prefeito Jeová fez a entrega do cheque simbólico ao secretário de desenvolvimento econômico, Jurandir José, de um milhão e quinhentos mil reais, referente ao Fundo Municipal de Desenvolvimento. O prefeito desejou felicidades a Canaã, ressaltou os avanços que o município tem tido ao longo dos anos e ainda deixou uma mensagem de esperança em dias melhores para a cidade.
 
Depois da cerimônia oficial, Matogrosso e Mathias vieram ao palco. Em entrevista, a dupla falou sobre os anos de carreira e deixou uma mensagem especial: “São 40 anos na estrada e muitos sucessos lançados. Hoje o show vai ser só modão! E o público pode esperar da gente muita alegria e um show inesquecível”


 
E não é que é a promessa foi cumprida? O repertório da noite passou por toda a carreira da dupla, despertou muitos corações apaixonados e ainda pôs todo mundo para dançar ao som das modas de viola prometidas. Pontualmente à meia noite, o prefeito Jeová veio ao palco e cantou junto com a dupla o parabéns para a cidade. Aproveitando a ocasião, o prefeito deu uma palinha e cantou um dos sucessos dos cantores.


Em clima de romance, prefeito e a primeira dama Waina Andrade felicitam Canaã pelos seus 23 anos
 
O show encerrou com chave de ouro o ciclo de comemorações em alusão ao aniversário municipal. Em mais uma data festiva, a esperança se renova, os sonhos se transformam e a certeza que fica é que tudo há de ser melhor e outrora diferente. Não há crise tão grande que não possa ser vencida com a alegria de se celebrar a vida. São 23 anos de lutas e conquistas e agora, de esperança renovada, fica a convicção que ainda há muito o que se melhorar, mas com a força de vontade de todos, Canaã será em breve a terra que nos foi prometida. 





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90