Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/11/2019 às 16h22min - Atualizada em 08/11/2019 às 16h22min

Ensino a distância é a bola da vez em Canaã dos Carajás

Em um mundo cada vez mais dinâmico e em uma cidade que ainda não conta com muitos cursos presenciais, o EAD é a tendência que está revolucionando o mundo da educação. Cerca de mil alunos

Kécia Caroline - Jornal In Foco
Reprodução: Internet
O sonho de ter um curso superior está cada vez mais próximo dos moradores de Canaã dos Carajás. A Educação a Distância (EAD) se tornou uma alternativa para muitos alunos, visto que as empresas que se instalam aqui necessitam de mão de obra mais qualificada e a ausência de cursos presenciais na cidade abriu mercado para faculdades que funcionam nesta modalidade.

O ensino a distância, afirma Venuzia Rocha, coordenadora de uma faculdade em Canaã, proporciona um ambiente inovador e original, com aulas e materiais didáticos de qualidade, o que garante ao aluno autonomia para compreender uma nova lição. “Geralmente, essa modalidade possibilita ao aluno flexibilidade, impulsiona o planejamento, a adoção de uma postura mais ativa - pelo próprio modelo de ensino cobrar mais isso e, também, pelas mensalidades mais acessíveis. Ou seja, a gente tem, nisso tudo, economia e inclusão, pois o ensino chega em qualquer lugar” explicou.

Reconhecidamente uma das cidades que mais crescem no Brasil, Canaã dos Carajás vê aumentar, também, a demanda por bons profissionais. Por conta disso, mais qualificação faz toda a diferença na hora de escolher quem será contratado.

É aí que o fato de estudar de casa, sem a necessidade de estar em sala de aula todos os dias, se torna fundamental na vida de quem já está trabalhando e não tem tempo para isso. Além do mais, quem está saindo do ensino médio pode se especializar e ingressar no mercado de trabalho em um curto espaço de tempo.

Atualmente, os polos de apoio em Canaã possuem mais de mil alunos matriculados, número que aumenta de forma considerável, visto que as universidades matriculam cerca de 100 novos alunos todos os meses.

As universidades de Canaã contam com cursos 100% a distância e, também, semipresenciais.

Entre os cursos mais procurados no município, Serviço Social, Bacharelado em Educação Física e Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Enfermagem e Agronomia.

Venuzia afirma ainda que o aluno EAD está mais acostumado a utilizar recursos tecnológicos e tem outra relação com o professor. “Esse estudante enxerga o professor como orientador de conteúdo. No mundo virtual, o aluno é, em geral, mais presente. Isso porque ele tem um tempo de interação ilimitado com outros alunos, tutores e professores. Ou seja: pode expor suas dúvidas a qualquer hora do dia ou da noite, falar com colegas ou recuperar conversas mais antigas a qualquer momento. Esse é o diferencial dessa modalidade.”

Para fazer a diferença na vida de pessoas, as universidades apostam em recursos como Inteligência Artificial, chatbots, gamificação, biblioteca virtual, fóruns, videoaulas e videoconferências.

A inovação utilizada pelas instituições se adequa muito bem a uma cidade cada vez mais dinâmica, conectada e que exige de seus habitantes mais qualificação no menor tempo possível.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90