Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/05/2019 às 11h31min - Atualizada em 16/05/2019 às 11h31min

Na próxima sexta-feira (17): Semdes e CMDCA realizam a caminhada ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A concentração será às 15h30, na praça da bíblia da Avenida Weyne Cavalcante.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Alex Rocha
Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a passeata acontece no dia 17 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18. A concentração será às 15h30, na praça da bíblia da Avenida Weyne Cavalcante.

A campanha “Faça Bonito” é realizada em Canaã dos Carajás pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) com apoio do NIC, Creas, Cras e Conselho Tutelar, Vale, Funcel e Unicef.

Marcos Wilker secretário executivo do CMDCA falou sobre o objetivo da campanha “Queremos mostrar para as crianças e adolescentes através da passeata e palestras o quanto elas podem ser protagonistas da defesa de seus direitos, a proposta é sensibilizar, informar e convidar toda a população a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. ”

Coordenadora do Projeto NIC, Cleides Pimenta abordou sobre a participação do mesmo no evento “Por se tratar de um projeto quem trabalha diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, queremos mostras as ações e os resultados do projeto, onde as crianças e adolescentes do mesmo farão apresentações de danças, teatro e músicas, dando encerramento a caminhada. ”


Coordenadora do Projeto NIC, Cleides Pimenta  e  Marcos Wilker secretário executivo do CMDCA

O Projeto

O NIC é uma iniciativa do governo municipal através da FUNCEL financiado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Fundação Itaú Social. O projeto participou do edital de captação de recursos, junto a empresa Tallentus Amazônia.

O núcleo atende cerca de 520 crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade em três polos: na Escola Municipal João Nelson, no Ginásio Antônio Chorão, e no Cras do Novo Brasil. O projeto, em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), tendo como foco a inclusão sociocultural através de atividades artísticas como oficinas de artes visuais, danças, músicas e teatro. Além da realização de palestras socioeducativas e preventivas estimulando o protagonismo social e desenvolvendo as habilidades infanto-juvenil das crianças e adolescentes do município.
 
Programação da Caminhada:
Data: 17/05/2019
Concentração: 15h30
Partida: Praça da Bíblia da Avenida Weyne Cavalcante
Chegada: Praça da Bíblia – Novo Horizonte
Roteiro: Avenidas Weyne Cavalcante e Avenida dos Pioneiros
 
A Campanha Faça Bonito, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90