Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/03/2019 às 17h29min - Atualizada em 14/03/2019 às 17h29min

Barragens de Rejeitos são vistoriadas no Pará

As equipes avaliaram as condições das barragens em relação ao que foi apresentado no licenciamento

- Jornal In Foco
Agencia Pará
Maycon Nunes/ Agência Pará
O titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O´de Almeida, acompanhou nesta quarta (13) e quinta-feira (14) a vistoria de técnicos da Semas às barragens da Mina Sossego, em Canaã dos Carajás. A Defesa Civil Estadual, representada pelo Tenente Coronel Jayme Benjó, também integra a equipe, como participante do Grupo de Trabalho de Segurança em Barragens criado pelo governo do estado.
 
“As equipes avaliaram as condições das barragens em relação ao que foi apresentado no licenciamento. É o que a gente chama de monitoramento pós licenciamento. Essa é uma barragem muito grande, considerada a maior do estado. Nos coletamos informações importantes durante a vistoria", afirmou o titular da Semas, Mauro O'de Almeida.
 

Técnicos da Semas e da Defesa Civil Estadual durante a primeira vistoria na Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás

Nesta quarta, as equipes não avaliaram apenas a barragem de cerca de 42m de altura e com capacidade de concentrar aproximadamente 108 milhões de m³. A Semas também vistoriou as estruturas de contenção de fino (diferentes diques) do empreendimento que explora concentrado de cobre. Para a Defesa Civil do estadual a viabilidade técnica do Plano Emergêncial é um dos principais pontos a serem vistoriados. "Nós vamos avaliar a proposta do Plano Emergêncial, vamos interagir com os gestores do município para saber se alí existe uma Defesa Civil Municipal atuante. A ideia é saber se a população vai saber o que fazer em caso de rota de fuga", disse o coordenador adjunto da Defesa Civil, Jayme Benjó.
 

O Estado formou uma força-tarefa para avaliar as estruturas de contenção de rejeitos de mineração em todo o território paraense

Além da vistoria realizada nas barragens de Canaã dos Carajás, uma outra equipe da Semas também iniciou nesta quarta (13) vistorias nas 6 lagoas de rejeitos localizadas em Juruti, município onde existe extração de bauxita. Para avaliar as estruturas de contenção de rejeitos de Mineração no estado, uma força tarefa foi montada.


Além da Semas, a Defesa Civil Estadual participa da ação preventiva
 
"5 grupos foram criados para realizar as vistorias nas regiões: Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas, Paragominas e Barcarena. As equipes são multidisciplinares. Os integrantes são geólogos, biólogos, engenheiros ambientais, entre outros. No total, serão vistoriadas 56 estruturas até 5 de abril", informou Rodolpho Zahluth Bastos Secretário adjunto de Meio Ambiente.
 
As próximas estruturas de contenção de rejeitos que devem ser vistoriadas ficam em Paragominas. Os resultados das avaliações das equipes técnicas sobre as barragens ainda serão apresentados ao Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90