Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/10/2018 às 16h45min - Atualizada em 30/10/2018 às 16h45min

Enem 2018: veja as principais dicas para não ir mal na prova

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos seguidos.

- Jornal In Foco
Internet
Em outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que informa o local de prova do Enem.
 
Dia 4/11: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas; Redação.
 
Dia 11/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
 
Os mais de 3 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que farão as provas em dez estados e no Distrito Federal no horário de verão podem evitar sofrer com os efeitos da mudança no relógio com uma pequena mudança de hábito: dormir uma hora mais cedo na véspera do exame.
 
  • Alimentação nos dias anteriores:
Uma dica que vale para todos os candidatos, independentemente do horário local de provas, é evitar comer fora de casa nos últimos dias antes da prova.
 
  • O que levar para comer e beber:
Os alimentos que cada candidato deve levar consigo para o local de provas não muda de acordo com o horário local. Quem vai fazer a prova só depois do almoço e quem vai estar no meio da prova no horário normal de almoço só deve levar comidas leves e sem gordura.

Recomendasse frutas como banana, de fácil consumo, ou que já estejam picadas e embaladas em potes transparentes. Além disso, outro alimento fácil de comer e que não vai afetar o corpo na hora da prova são as barrinhas de cereal. Também é importante beber água durante toda a prova.
 
  • O que NÃO levar para comer e beber:
Comidas gordurosas são um dos principais inimigos do estudante durante a prova. O motivo é a dificuldade do corpo em digeri-las. Por isso, recomendasse apenas os alimentos leves. Chocolates e outros doces só são recomendados em quantidade muito pequena, por exemplo.
 
Alimentos que são difíceis de consumir, como pratos de comida ou pacotes de comida gordurosa, não devem ser levados para o local de prova para evitar sujeira e desconcentração.


 Frutas, água e sanduíches em potes transparentes são permitidos na prova
 
  • Consultar o local de prova  
Saber com antecedência onde as provas serão realizadas contribui para a organização e programação dos participantes no dia do teste.
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão que realiza o Enem, já disponibilizou em sua página o local de prova de cada participante.
 
Confira os locais de prova em Canaã dos Carajás: 
  • Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Jose de Deus Andrade (Vale Dourado)
  • Escola Alexandro Nunes (Alto Bonito)
  • Escola Carmelo Mendes da Silva (Ouro Preto)
  • Escola Sebastião Agripino (Novo Horizonte II)  

Dicas para quem entrará no horário de verão

  • Estados que estarão no horário de verão:
Dez estados e o Distrito Federal estão incluídos no horário de verão. Eles ficam nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
 
  • Estados que permanecerão no mesmo horário oficial de Brasília:
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
 No caso do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os dois estados já estão uma hora atrás em relação ao horário oficial de Brasília e, portanto, essa diferença permanecerá a mesma.
 

Dicas para quem NÃO entrará no horário de verão
 
  • Estados que ficarão UMA HORA atrás do horário de Brasília:
Essa lista tem 14 estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
 
Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 12h do horário local.
 
  • Estados que ficarão DUAS HORAS atrás do horário de Brasília:
Essa lista tem 3 estados: Amazonas (com exceção de 13 municípios), Rondônia e Roraima.
 
Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 11h do horário local.
 
  • Estados que ficarão DUAS HORAS atrás do horário de Brasília:
Essa lista tem o estado do Acre e 13 municípios da região sudoeste Amazonas que, desde 2013, seguem o mesmo fuso horário do Acre: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
 
Neles, os portões do Enem vão ser fechados às 10h do horário local.


Fique ligado no Horário de Verão
 
  • O que NÃO levar

Equipamentos eletrônicos: não se deve levar objetos como calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.
 
Acessórios: a organização avisa que o participante não deve comparecer com óculos escuros, boné, chapéu, gorro, viseira e similares.
 
Materiais escolares: não é permitido levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.
 
  • E o celular?
O estudante pode levar celular para o Enem, porém, antes de entrar na sala, deve-se desprogramar algum alarme, desligar o aparelho e colocá-lo em uma embalagem que será entregue pelo fiscal de sala.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90