29/06/2017 às 09h21min - Atualizada em 29/06/2017 às 09h21min

Educação superior é realidade em Canaã dos Carajás

Kleysykennyson Carneiro - Jornal In Foco
Na última sessão do legislativo canaense no semestre, realizada nesta quarta-feira, 28, foi aprovado um Projeto de Lei que pode ser um marco histórico na realidade local. O projeto, de número 026/2017, autoriza o poder executivo a efetuar um cessão, em comodato, em favor da Faculdade Master de Parauapebas (FAMAP). A ideia é que a instituição se instale nas dependências da escola pública municipal Carmelo Mendes até que a Faculdade tenha condições de construir um prédio próprio no município. Em troca, a instituição ofereceria 10% das vagas para bolsistas.
 
O vereador João Batista (PT) parabenizou a FAMAP pelo interesse em se instalar no município com cursos presenciais de nível superior. Segundo o legislador, o projeto ajudará no desenvolvimento do município, fazendo com o que os jovens canaenses possam se graduar e ainda atrair estudantes de outras regiões, o que traria ainda mais circulação de capital no município.
 
Os vereadores Wilson Leite (PDT), Vânia Mascarenhas (PDT) e Maria Pereira (PDT) se mostraram bastante favoráveis à proposta e usaram a tribuna para expressar o apoio incondicional ao projeto. A vereadora Vânia ainda destacou a luta do colega João Batista para que o projeto estivesse em discussão antes do fim do semestre e chamou de “vitória” a instalação da instituição no município.
 
A empresária Genesci dos Santos disse que, com a ajuda de todos, um projeto para a implantação de um campus universitário, com cursos presenciais, seria apresentado para o município. A empresária falou também sobre algumas opções de cursos que a instituição poderia trazer: Direito, Engenharia Mecânica, Administração, Ciências Contábeis, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e até Medicina Veterinária, curso elogiado pela vereadora Maria Pereira.

O presidente da Associação dos Estudantes Universitários, Diego Araújo, falou sobre o papel da entidade na vinda da FAMAP para Canaã: "A Associação foi até a Faculdade, fizemos uma 1ª reunião e falamos do pólo universitário, da situação de Canaã, ela se interessou e abraçou o nosso sonho de trazer uma educação de qualidade para o município. Nós articulamos essa vinda, junto com a prefeitura e agora é só esperar para colher os frutos" concluiu o presidente.  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »