Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/08/2018 às 11h35min - Atualizada em 16/08/2018 às 11h35min

Você já ouviu falar sobre Identidade Jovem?

O ID Jovem é um documento digital criado pelo Governo, com a finalidade de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda.

Alex Rocha - Jornal In Foco
Internet
Também conhecida como ID Jovem, o registro é um documento que oferece diversos benefícios aos jovens como, por exemplo, meia-entrada para eventos culturais, esportivos e vagas gratuitas ou descontos em transporte coletivo interestadual.

Esse programa é integrado ao Estatuto da Juventude e foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de beneficiar milhões de jovens brasileiros de baixa renda.



Em conversa com a Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família de Canaã dos Carajás, Esmeralda Ferreira de Sousa falou a respeito do programa social, e esclareceu algumas dúvidas.

Como fazer o cadastro?

O primeiro passo para quem espera utilizar o benefício, é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.  Por meio do cadastro o cidadão tem direito a todos os benefícios do Governo Federal.

Os dados dos jovens serão analisados pelo programa, sendo aprovado será gerado o número do NIS, que poderá ser usado para gerar seu ID Jovem. Ainda é importante saber o seu Número de Identificação Social (NIS).

Ele pode ser encontrado em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Para cadastrar, é necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho dos trabalhadores.

O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro. Os documentos necessários são:
 
  • RG
  • CPF
  • Título Eleitor
  • Certidão de Casamento
  • Comprovante de Residência
  • Carteiras de Trabalho CTPS
  • Atestados de matrícula escolar
  • Contratos de Aluguel
 
Lembrando que não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício.

O cadastro pode ser feito através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Canaã ou da sua cidade.  O CRAS fica localizado na Rua Goiás. N° 170 – Prox. a praça central. Bairro: Novo Brasil. E também pode está sendo realizado na Secretaria de Assistência Social que funciona de Segunda a Sexta de 08h as 14h, na Rua Ulisses Guimarães, 645 – Centro Canaã dos Carajás-PA.

Confira alguns benéficos através do CadÚnico:
 
  • ID Jovem
  • Passe livre do idoso
  • Tarifa social de elétrica
  • Benefício de Prestação Continuada- BPC
  • Isenção de taxa de pagamento de concurso público e Enem


O que é a Identidade Jovem?

O ID Jovem é um documento digital criado pelo Governo, com a finalidade de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito como tal. Veja alguns benefícios garantidos pela ID:
 
  • Meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.
 
  • Reserva de assentos em viagens interestaduais, 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional.
 
  • Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.
 

Quem tem direito?

O ID jovem é destinado a jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único, e que precisam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e laser. Para ter direito é preciso cumprir os regulamentos abaixo:
 
  • Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
 
  • Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
 
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1874,00)
 

Como emitir minha Id Jovem?





Após ter incluído no CadÚnico e aprovado o cadastro no CRAS, é hora de gera sua ID Jovem. Para cadastrar seu documento o jovem terá duas opções, através do aplicativo oficial para smartphones ou pelo site oficial do programa, https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem

Quem já possui o número de identificação Social, já pode fazer o download do aplicativo de forma gratuita, nas lojas oficiais da Apple, Windows e Google Android. Após o download, abra o aplicativo e informe o número do NIS gerado no seu cadastro, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Depois da confirmação, caso não haja erros em seu cadastro, será gerado sua ID jovem com QRCode com código de identificação, data de validade e dados do titular.


Viagens gratuitas

No caso do transporte, são reservadas por viagem duas vagas gratuitas em cada tipo de transporte (interestadual de passageiros ou comboio ferroviário – ônibus, trem e embarcação). Depois que as vagas gratuitas se esgotarem, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (no mínimo) no valor da passagem.

Prontamente, a viagem deve ser entre Estados diferentes. Toda empresa participante da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é obrigada a fornecer uma linha convencional por semana com gratuidade.

Viagens entre municípios de uma mesma localidade não valem e nem dentro da própria cidade. A reserva desses assentos destinados especialmente aos jovens deve ser feita até 3 horas antes da partida do transporte.

Esmeralda Ferreira relata que muitos dos jovens não conhecem o programa social, “A maioria dos jovens de Canaã possui o cadastro único, por conta que os pais possuem o Bolsa Família, com isso basta apenas virem buscar o número do NIS e abaixar o aplicativo ou emitir pelo site oficial, tendo então os direitos do Id Jovem, o jovem que não conhece ou não possui CadÚnico que procurem a assistência social para se escreverem para ter direito a carteirinha. ”


 Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família de Canaã dos Carajás, Esmeralda Ferreira de Sousa

Em Canaã são 7,307 famílias castradas no CadÚnico.

Jovens e Adolescentes cadastrados:
  • 16 a 17 anos 1,072
  • 18 a 24 anos 2,666
  • 25 a 29 anos 3,485

 

Saiba como utilizar a ID Jovem


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90