Jornal In Foco Publicidade 1200x90
19/03/2024 às 20h42min - Atualizada em 19/03/2024 às 20h42min

Assinatura do Termo de Fomento Municipal de Canaã dos Carajás

Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – FMDRS

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural- CMDR. Por meio do seu Presidente Dr. Hiego Gomes, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural - SEMPRU

Realizou a “ASSINATURA DO TERMO DE FOMENTO” nesta segunda-feira dia 18 de março de 2024, na sede da secretaria de Agricultura com a presenta das entidades do terceiro setor, representantes da sociedade e líderes de frentes ruralista, público este voltado aos interesses rural.

Presentes na SEMPRU e iniciando a assinatura termo de fomento, investimento este no qual foi utilizado recurso disponível através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – FMDRS, comtemplando Cooperativas e Associações, que poderão desempenhar suas atividades com mais eficácia através do fomento recebido, desse modo, para abrilhantar e transparecer a economia local com geração de empregos e outras atividades que podem ser contempladas através dessa grande parceria.

O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, acumulando também como Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – FMDRS, o Sr. Dr. Hiego Gomes apresenta e esclarece esse projeto à sociedade, destacando que “Foi um trabalho incansável para que chegássemos até aqui”, também parabenizando e exaltando os Conselheiros que compõe o CMDR que atuaram com muito empenho e destreza,  fizeram visitas nas instituições comtempladas e hoje esses projetos vem acontecendo de fato e de direito no município.

O Presidente complementa ainda em sua fala,  “Quero agradecer o momento, hoje é um dia muito especial e festivo para nós Conselheiros, entramos para a história em Canaã dos Carajás, este é a primeira vez que está sendo utilizado valores do FMDRS, esta cerimônia de Assinatura do Termo de Fomento para as entidades do terceiro setor, mostra que Canaã dos Carajás tem olhado com mais carinho e atenção para o produtor rural, e assim, podendo alcançar por meio de valores destinados para as entidade no qual serão geridas com responsabilidade por seus representantes, fazer parte deste momento mostra que o caminho que estamos percorrendo esta certo!, e devemos continuar”. Discorre ainda que, algumas entidades vieram ano passado (2023) solicitar fomento, porém apenas algumas delas nós conseguimos juridicamente atender até o momento, as demais estamos procurando meios cabíveis para que sejam inseridas e contempladas nos próximos atos do CMDR. 

Destaca ainda, que há aproximadamente acumulado no FMDRS 07 (sete) milhões,  estes disponível para contemplação de parcerias de fomento ulterior , e tudo indica que neste ano de 2024 entrara através De royalties do CFEM (IMPOSTO - é uma compensação paga pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios ) cerca de 05 (cinco) milhões a mais, totalizando um valor expressivo aproximado de 12 (doze) milhões para investir em fomento ao terceiro setor rural do município de Canaã dos Carajás.

O Conselho tem trabalhado incansavelmente em ver métodos, meios para possibilitar a inserção das entidades do terceiro setor rural para serem contempladas com as parcerias de fomento.

Assim, hoje está sendo a assinatura para três entidades e a gente fica muito feliz em poder contribuir. Explica ainda, que em 2017 foi criado o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável –FMDRS com o objetivo de desenvolver e alavancar a agricultura da cidade e basicamente nunca foi utilizado nenhum valor do FMDRS, acumulando praticamente 07 (sete) milhões e esse dinheiro estava parado e hoje com essa assinatura do termo vai alcançar essas entidades e assim eles irão poder fazer um bom uso desse dinheiro, trabalhando em suas associações e cooperativas que foram aqui fomentadas. É muito bom, a gente fica muito feliz em tudo isso que está acontecendo aqui na cidade de Canaã dos Carajás. O nosso secretário Webert Felipe foi muito solidário e muito sensível a essa causa, juntamente com a Prefeita Josemira Gadelha.

O Presidente exalta o trabalho e a visão da Prefeita Josemira Gadelha em sua fala, dizendo “É onde ela quer que de fato chegue o fomento, que chegue para alavancar o trabalhador rural que faz parte de uma cooperativa, que faz parte de uma associação, onde está com dificuldade em subsistir através de suas atividades rurais, e agora podendo ter um pouco de alivio por meio deste apoio da Prefeitura”.

O Presidente conclui dizendo “Agora eles em conjunto vão conseguir trabalhar com mais facilidade, eu por vez irei empenhar-me em continuar a apoiar entidades que venham buscar parcerias através do Conselho, meu maior desejo e missão é ver Canaã dos Carajás, em especial, a Zona Rural Produzindo, Desenvolvendo e Escoando insumos e produtos que abasteçam não apenas nossa cidade, mais toda nossas Região de Carajás”. Assim conclui desejando sucesso a todos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90