Jornal In Foco Publicidade 1200x90
23/02/2024 às 14h06min - Atualizada em 23/02/2024 às 14h06min

Pesquisa Doxa: Aurélio Goiano larga na frente na corrida eleitoral em Parauapebas

P. Pebinha de Açucar

DOXA divulgou nesta quinta-feira (22) sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de Parauapebas“Capital do Minério”, localizada na região sudeste paraense. A pesquisa mostra a liderança do vereador Aurélio Goiano com 36,8% de intenções de voto. Em segundo lugar vem outro vereador, Rafael Ribeiro com 15,5%. O governo de Darci Lermen é aprovado por 34,0%; enquanto sua desaprovação chega a 60,5%.

A pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o nº PA-08242/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
DOXA realizou a pesquisa entre os dias 15 a 17 de fevereiro de 2024 com uma amostra de 500 entrevistas.
 
 
ESPONTÂNEA: AINDA É ALTO O NÚMERO DE INDECISOS
Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, a pesquisa identificou que os votos flutuantes chegam a 80,0% (somatória dos brancos, nulos e indecisos). Em primeiro lugar vem o atual vereador, Aurélio Goiano (PL), que aparece com 12,6% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o vereador Rafael Ribeiro (MDB) com 3,2%. O deputado estadual Braz (PDT) vem com 1,7%. O atual prefeito Darci aparece com 1,5%; Keniston (MDB) ficou com 0,4%. FredHipólito H2 e Wilson obtiveram 0,2% cada.
 
Intenção de voto espontânea

Intenção de voto espontânea

 
 
ESTIMULADA: AURÉLIO GOIANO PERMANECE NA FRENTE
Quando se estimula, isto é, os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, o vereador Aurélio Goiano (PL) vai para 36,8% das intenções de voto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (MDB) alcança 15,5%. O deputado estadual Braz (PDT) ficou com 8,2%. O ex-prefeito Valmir Mariano (PSD) atingiu 3,4%. Hipólito H2 (PODE) obteve apenas 3,2% das intenções de voto. Dr. Felipe (PRB) aparece com 2,5% e Keniston Braga (MDB) ficou com 1,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 28,6%.
 
 
 
Intenção de voto Estimulada

Intenção de voto Estimulada

Intenção de voto Estimulada

 
 
REJEIÇÃO: BAIXA REJEIÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS
Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 32,8% disseram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e outros 23,1% não se manifestaram. As maiores citações foram para o deputado estadual Braz (PDT) com 10,3%; depois vem o vereador Aurélio Goiano (PL) com 9,7%. Valmir Mariano (PSD) obteve rejeição de 8,0%. Keniston Braga (MDB) apareceu com rejeição de 7,6%. Rafael Ribeiro (MDB) apareceu com 5,5%. Hipólito H2 (PODE), 2,1%. Dr. Felipe (PRB) aparece com a menor rejeição, 1,1%.
 
Rejeição

Rejeição

 
 
 
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DARCI
Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito DARCI LERMEN vem administrando o município, 60,5% dos eleitores de Parauapebas estão desaprovando seu governo; enquanto 34,0% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 5,5% não se manifestaram.
 
Aprovação darci

Aprovação darci

 
 

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

O governador Helder Barbalho está com uma aprovação de 50,6% em PARAUAPEBAS; enquanto sua desaprovação é de apenas 37,8%. Outros 11,6% não se manifestaram.

 
aprovação helder

aprovação helder

 
 
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
Quando se trata da aprovação ou desaprovação do governo do presidente Lula no município de PARAUAPEBAS, 45,2% dos eleitores do município estão aprovando seu governo; enquanto 51,1% desaprovam.
 
aprovação lula

aprovação lula

 
 
ANÁLISE feita por (DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA)
Essa primeira pesquisa registrada da DOXA no município de PARAUAPEBAS mostra um cenário muito favorável à oposição do atual prefeito Darci LermenDarci já foi reeleito, agora vai ter que indicar seu sucessor. O vereador Aurélio Goiano se destacou como o principal opositor à gestão de Darci, garantindo-lhe maior visibilidade frente ao eleitor de Parauapebas, uma vez que a gestão de Darci está com uma desaprovação alta, o que vem favorecer Aurélio. O cenário eleitoral pode mudar quando acontecer a definição do candidato apoiado pela máquina da Prefeitura. O vereador Rafael, como mostra a pesquisa DOXA, se posiciona como o melhor nome para enfrentar ao atual líder nas pesquisas, Aurélio Goiano. O deputado Braz, um dos pretensos candidatos do grupo de Darci, está 7,3 pontos distantes de Rafael. Pelo que se percebe, especialmente nas redes sociais, é que os maiores movimentos políticos são de Aurélio Goiano e de Rafael Ribeiro, garantindo-lhes as primeiras colocações na pesquisa. Como a avaliação de Darci, principal eleitor do município, está com uma desaprovação acima de 60%, Aurélio leva grande vantagem por ser o principal opositor do atual prefeito. Ainda temos mais de sete meses para as eleições, muitas águas ainda irão passar por debaixo dessa ponte eleitoral de Parauapebas. Muitas decisões ainda serão tomadas que podem interferir no processo eleitoral na capital do minério.
 
 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-08242/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
 

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PARAUAPEBAS-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 500 entrevistas
Período: 15 a 17 de fevereiro de 2024
Contratante: DDD91 LTDA / DDD91-ESTADO DO PARÁONLINE
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
 
 
 
Fonte: DOXA
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90