Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/02/2024 às 13h05min - Atualizada em 07/02/2024 às 12h54min

Essa semana os foliões já começam a se preparar para os dias de carnaval, mas você sabe como se proteger de um possível assédio?

Nos blocos de carnaval sete entre dez mulheres são assediadas ou sofrem importunação sexual

Redação - jornalinfoco.com
Os dias de folia do carnaval são esperados por muitos brasileiros, as viagens, as fantasias, a maquiagem que está em alta, os amigos, a música que vai ser o novo hit do ano. Tudo maravilhoso, as expectativas são as melhores e lógico que esses dias de folia alguns cuidados todos que gostam da festa têm que tomar.
Cuidados com o celular, pois os lugares são sempre muito cheio de pessoas e os ladrões aproveitam para roubar os aparelhos daqueles foliões mais distraídos. Cartões de crédito e débito também deve ser outra preocupação dos foliões, pois com as operações feitas por aproximação a melhor dica é desabilitar essa função ou estipular um valor mínimo de uso. Bebidas alcoólicas parece ser o combustível para alguns brincantes e parece que um não fica sem o outro, mas cuidado! Não esqueça da hidratação, de beber bastante água e se no seu bloquinho de carnaval tem aquele amigo que se excede e perde a noção da bebida é sempre bom ter aquele outro amigo que vai fantasiado de “anjo da guarda” para ficar com um olho no bloco e outro no “sem noção”.
Mas o que queremos mesmo abordar aqui é que a cada 10 mulheres que estão brincando nos blocos 07 são assediadas e muitas vezes esse assédio vem com a importunação sexual. A fantasia da mulher não é um convite para que ela leve uma cantada ou seja importunada sem a sua vontade.
Em várias cidades do país já existem guarnições policiais exclusivas para o apoio a mulheres que sofreram assédio em blocos, as policiais alertam que “beijos forçados”, “puxões de cabelo”, “segurar o braço com força” são os comportamentos mais comuns dentro dos blocos e elas também dão dicas para mulheres se protegerem no carnaval.
  • Nunca se afaste de seu grupo de amigos, caso aconteça, marque um lugar de encontro e se junte a outras pessoas ou outras mulheres.
  • Não vá sozinha a banheiros químicos, vá sempre acompanhada de uma amiga ou todos os amigos, com várias pessoas por perto o assediador não tem coragem de chegar junto
  • Não aceite bebidas de pessoas estranhas, não compartilhe copos ou garrafas, essa regra é antiga, mas funciona
  • Se acontecer de estar sozinha, procure apoio com as policiais que estiverem por perto ou peça ajuda a outras mulheres.
Os dias são de folia, mas as leis continuam valendo, o carnaval é uma festa democrática onde todos podem se divertir, brincar, namorar e beijar desde que seja com o consentimento de ambos. Existe um Arlequim e uma Colombina que estão ansiosos para viver uma grande paixão de carnaval, mas existem outros que querem apenas dançar e ser feliz, aproveitar a liberdade que a festa de Momo proporciona nesses dias.
Então aos nossos queridos foliões, nos dias de carnaval a regra é clara, NÃO É NÃO! Vamos todos aproveitar a alegria e a fantasia dentro dos limites estipulados por cada um.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90