Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/02/2024 às 11h01min - Atualizada em 03/02/2024 às 11h01min

Reformada e ampliada, 1ª escola de Canaã dos Carajás é reinaugurada

Um dia de festa e gratidão pelos avanços da educação canaense. Na última quinta-feira (1), estudantes, servidores e comunidade celebraram a reinauguração da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. Fundada em 1985, a escola foi reformada e ampliada, ganhando novos espaços para o desenvolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental. A cerimônia aconteceu no ginásio poliesportivo da escola, no período da tarde.

O evento contou com a participação de um coral e grupo de carimbó da escola. Emocionados, ex-alunos e professores deram depoimentos sobre o dia-dia da tradicional escola e como a unidade foi importante para o desenvolvimento de Canaã dos Carajás. “A história do município e da Tancredo Neves se confundem. Hoje, servimos a 1.600 alunos que continuam a escrever a história de Canaã”, disse a atual diretora, Virene Alves, que também homenageou as cinco fundadoras do local.

Com um investimento de R$ 6,279 milhões, a obra consistiu na reforma integral do prédio, troca de cobertura de madeira por estrutura metálica, aplicação de revestimentos padrões nas paredes, revitalização de pintura, janelas, execução de toda rede de instalações hidrossanitária e elétrica, execução de instalações de combate a incêndio. Também foi realizada a revitalização da quadra poliesportiva, e foram ampliados o laboratório de ciências, ambulatório e consultório odontológico e as salas multiusos. Concluindo, a unidade educacional ganhou áreas de vivência e paisagismo.  A escola conta com 14 salas de aula.

Comunidade é grata pela escola e celebra revitalização

Moradora de Canaã há 25 anos, Francimar Bezerra Santos é mãe de três alunos que já estudaram na Tancredo Neves. “A cada ano que passa, eu acho muito melhor o aprendizado. Meu filho que ainda estuda aqui desenvolveu bastante. Todos os professores são muito carinhosos, ensinam muito bem, desde a diretora, zeladora, merendeira, todo mundo aqui, é muito carinhoso. E eu me sinto muito feliz tendo os filhos a estudar aqui.”, afirmou.

Filho de Francimar, Mateus Santos Ferreira não escondeu a felicidade ao encontrar a nova escola: “Na hora que eu já entrei, tudo ficou mudado. Antes, o pátio era pequeno. Mas, agora, cresce mais a escola e a quadra está muito diferente. Estou ansioso para voltar a estudar”, disse.

A professora Terezinha Jesus Moreira da Silva trabalha na escola há 20 anos e acompanhou muito do desenvolvimento do local. Ela acredita que o ensino tende a ganhar muito com o novo ambiente. “Mudanças vão acontecer no dia a dia. Eu acredito que  as crianças virão com mais vigor e mais vontade para adentrar numa sala que está sendo preparada para elas, um ambiente que elas vão se sentir à vontade. Uma sala belíssima, organizada, então mudanças vão acontecer gradativamente.”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90