Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/01/2024 às 11h46min - Atualizada em 30/01/2024 às 11h46min

Após comprovação de fraude, Concurso Público é cancelado em Parauapebas

Correio de Carajás

A Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) divulgou, no Diário Oficial desta segunda-feira (29), a anulação do concurso público para quadros efetivos no município realizado no final de 2023. A decisão foi tomada a partir de um inquérito da Polícia Civil, que comprovou que a “integridade, confidencialidade e segurança do certame foi violado”, com o indiciamento de uma candidata pega com ponto eletrônico no local da prova.

O concurso foi realizado em dois domingos, nos dias 19 e 26 de dezembro. A candidata Raimunda Arruda de Lima, que concorria para o cargo de Auxiliar Administrativa, foi presa em flagrante às 9h30 do dia 26 – horário que ainda não era permitida a saída do local com a prova.

À época, o delegado Gabriel Henrique, responsável pela investigação, relatou que a candidata estava com um ponto eletrônico e um cartão magnético dentro da sua jaqueta. O cartão de inscrição, que tinha as 50 questões já transcritas, também foi apreendido e usado nas investigações.

A partir disso, uma nova investigação foi aberta para apurar a existência de uma quadrilha por trás da fraude. Raimunda Arruda relatou à polícia que o mototaxista que a levou ao local da prova teria oferecido o ponto eletrônico e ela aceitou, mas não soube dar mais detalhes sobre o sujeito.

Com a conclusão do inquérito e a comprovação da fraude realizada pela candidata, a Prefeitura Municipal decidiu pela anulação do concurso e destacou que um processo administrativo será aberto para apurar possíveis irregularidades contratuais e administrativas em face da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), responsável pela organização do concurso.

A FADESP divulgou, no dia da prisão da candidata, uma nota onde afirmou que ainda assim “o certame segue sem alterações em seu cronograma”, justificando que as autoridades foram acionadas assim que foi levantada a suspeita e as providências foram tomadas de imediato.

Reportagem: Clein Ferreira 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90