26/05/2018 às 09h24min - Atualizada em 26/05/2018 às 09h24min

​Em Canaã, reunião oficializa criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Ascom/PMCC - Jornal In Foco
Ascom/PMCC
Ascom/PMCC
Canaã dos Carajás ganhou recentemente o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O órgão nasceu com a missão de lutar por melhorias na Segurança Pública do município e é composto por integrantes do Governo Municipal e da sociedade civil organizada. As entidades que fazem parte do GGIM são: Gabinete do Prefeito, secretarias de Governo, Meio Ambiente, Planejamento, Trânsito e Transporte e Administração; também fazem parte, a Ouvidoria Municipal, a Procuradoria do Município, Legislativo, Judiciário, Vale, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Canaã, Associação Comercial, representante de bancos e Ministério Público.

A primeira reunião da nova organização foi realizada na última terça-feira (22). Na data, foi discutido o aumento da violência no município e a importância da instituição para trabalhar os assuntos sobre a Segurança Pública local. Representando a Polícia Civil, o delegado Thiago Carneiro destacou a necessidade da maior integração entre o poder judiciário e o Ministério Público. “Essa união é essencial para o sucesso desse trabalho.”

Prefeito em exercício na ocasião, Alexandre Pereira falou da preocupação em retirar as ações do papel. “Precisamos efetivar as coisas que forem debatidas aqui e fazer isso acontecer. Precisamos iniciar o processo e dar o total apoio para o funcionamento do GGIM.”

Já nesta sexta-feira (25), uma nova reunião oficializou a criação do Gabinete. A ata da sessão anterior foi lida e cada entidade foi responsável por indicar o nome de seu representante para a organização.

Presente na ocasião, o prefeito Jeová Andrade lembrou que a Segurança no município deve avançar nos próximos meses. “Já fomos à Belém e solicitamos a criação da Companhia Independente da Polícia Militar no nosso município. Estamos agora aguardando a aprovação para esse importante passo.” O prefeito destacou que a Companhia na cidade trará mais autonomia administrativa e financeira para a PM local, assim, estratégias e demandas específicas serão mais bem atendidas.



Entre as propostas debatidas na reunião, o GGIM solicitou que seja implantado no município a Central Integrada 190 para agilizar o tempo e as respostas para a segurança da população de Canaã.

O gerente do Banco do Brasil do município participou da reunião e relatou a necessidade de mais segurança para a atuação da instituição no município. De acordo com o gestor, o banco voltará com os atendimentos normais a partir da próxima quarta-feira (30).

Por fim, foi definida uma reunião, na próxima terça-feira (29), na Secretaria de Segurança do Estado e na Assembleia Legislativa do Pará, em Belém, com representantes do GGIM, incluindo o prefeito Jeová, para tratar da aprovação da lei que muda o pelotão da PM para Companhia Independente. Além disso, palestras voltadas para a comunidade com o intuito de incentivar a prevenção contra crimes também serão realizadas.

O Gabinete de Gestão Integrada foi instituído através de decreto e será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (28).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »