Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/12/2023 às 15h36min - Atualizada em 20/12/2023 às 15h36min

Celular roubado deve ser inutilizado, objetiva governo, que lançou aplicativo para agilizar bloqueio

O aplicativo Celular Seguro foi lançado nesta terça-feira (19/12). Secretário Ricardo Cappelli, da Justiça, afirmou que o celular é o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo, por isso é importante agilizar o bloqueio, assim como inutilizar o aparelho para que o criminoso não lucre com o roubo

Brasília/DF  - O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou nesta terça-feira (19/12), no lançamento do aplicativo para agilizar o bloqueio de celulares, que o objetivo é tornar o aparelho roubado "um pedaço de metal inútil".

"Nosso objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil", declarou o secretário.

Ainda segundo Cappelli, o governo buscou uma alternativa para acelerar o bloqueio porque o celular passou a ser o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo.

"Estamos trabalhando como coordenadores de um processo de inibir um delito, que é um dos que mais afligem a sociedade brasileira, que é o roubo e furto de aparelho celular, que passou a ser o maior patrimônio que as pessoas carregam no dia a dia, com o desuso do dinheiro em cédula. As pessoas carregam muitos dados nos aparelhos, vimos a necessidade de intervir nesta necessidade", afirmou o secretário.

Como vai funcionar

O app se chama Celular Seguro. A ferramenta já está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge neste link – veja como usar – e ganhará aplicativos para Android e iPhone (iOS) na quarta-feira (20/12).

Quem tiver o celular roubado ou furtado poderá avisar de uma vez várias instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos.

Se a ideia se cumprir, a vítima perderá menos tempo para entrar em contato com cada instituição

Por outro lado, não há garantia de bloqueio imediato. A associação de operadoras de telefonia fala em até 6 horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais 1 dia útil para a linha ser bloqueada. Alguns bancos participantes citam bloqueio imediato, mas outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90