Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/12/2023 às 12h09min - Atualizada em 11/12/2023 às 12h09min

MST confirma a morte de 12 pessoas em incêndio no acampamento da Palmares II

NNC

A tragédia aconteceu na noite deste sábado (9/12), após a antena de uma empresa de Internet que estava sendo instalada tocar a rede de alta tensão e ocasionar forte descarga elétrica, que causou incêndio na fiação e atingiu o acampamento. Das 12 vítimas já identificadas, nove são do acampamento e três da empresa de internet 

Parauapebas/PA - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pará informou que já foram identificadas 12 vítimas fatais do incêndio que atingiu o acampamento do movimento na Vila Palmares II, em Parauapebas, no sudeste do estado. A tragédia aconteceu na noite deste sábado (9/12).

Segundo o MST, o incêndio que atingiu o  acampamento "Terra e Liberdade" foi  provocado  durante a instalação da fiação e de uma antena de internet da empresa G5. O movimento ressalta que as famílias organizadas no acampamento chegaram a falar com funcionários da empresa, alertando as condições em que estavam realizando o trabalho e sobre ao horário avançado para realizar tal procedimento, porém os operadores seguiram com a instalação. 

Por volta das 20h, houve um erro na operação e a antena tocou a rede de alta tensão, ocasionando a morte imediata dos trabalhadores. Ainda segundo o MST, a eletrificação dos fios de internet provocou o incêndio que atingiu os barracos do acampamento e o fogo se alastrou rapidamente, devido ao material de fácil combustão existente no local.  

Das 12 vítimas fatais já identificadas, nove pessoas eram do acampamento, que vieram a óbito após serem atingidas pela descarga de energia e pelo incêndio, e 03 eram trabalhadores da empresa de internet.

"São muitos os feridos e ainda estamos em processo de reconhecimento de alguns corpos, que ainda pode elevar esse número", afirma o MST, em comunicado divulgado pelas suas redes sociais.

O movimento afirma que as famílias do acampamento "Terra e Liberdade" seguem mobilizadas e em luta e convocam para uma grande ação de solidariedade, às 16h de hoje, domingo (10/12), no acampamento. "Todo apoio às famílias que seguem na permanência da luta pela terra e melhores condições dignas de vida no campo", frisa o MST.

A tragédia abalou a cidade de Parauapebas. Pelas redes sociais são várias as manifestações de apoio às famílias atingidas. A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Na tarde deste domingo, também devem chegar à cidade o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Incra, César Aldrighi, para acompanhar a situação no acampamento.

“A pedido do presidente Lula, o ministro Paulo Teixeira, e o presidente do Incra, César Aldrighi, vão hoje para o estado, acompanhar o caso de perto e levar todo o apoio do Governo Federal às famílias das vítimas dessa tragédia”, diz o MDA, em nota.

Por Tina DeBord


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90