Jornal In Foco Publicidade 1200x90
17/10/2023 às 11h57min - Atualizada em 17/10/2023 às 11h57min

480 militares estão impedidos de deixar quartel após furto de 21 metralhadoras do EB em Barueri

G1

Corporação alega que está ouvindo toda a tropa para tentar descobrir onde armas desparecidas na última terça foram parar. Exército apura se há algum militar envolvido no crime

 

Barueri/SP - Cerca de 480 militares de todas as patentes completam nesta terça-feira (16/10) uma semana impedidos de deixar o quartel onde trabalham depois que 21 metralhadoras de guerra do Exército foram furtadas no local, em Barueri, Grande São Paulo. A corporação alega que está ouvindo toda a tropa para tentar descobrir onde as armas foram parar. Trinta e cinco dos militares já prestaram depoimentos.

O desaparecimento do armamento foi notado na última terça-feira (10/10), quando a corporação realizou uma vistoria interna no Arsenal de Guerra em Barueri e detectou uma discrepância no número de metralhadoras.

Desde então, soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores e coronéis estão "aquartelados" por determinação dos superiores hierárquicos. Seus celulares foram confiscados para não se comunicarem com parentes. O contato com eles está sendo feito por meio de um representante do Exército.

Familiares pedem informações

Nos últimos dias, familiares têm ido até a frente da base pedir informações sobre os militares retidos. Apesar de o Exército informar que nenhum deles está detido ou preso, ninguém pode ir para casa. A corporação informou que a medida é necessária para tentar localizar e recuperar o armamento.

O sumiço das 13 metralhadoras calibre .50, que podem derrubar até aeronaves, e das oito metralhadoras calibre 7,62 está sendo investigado exclusivamente pelo Exército. O Comando Militar do Sudeste (CMSE), na capital de São Paulo, e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), em Brasília, enviaram comitivas para apurar o extravio do arsenal.

Segundo fontes ouvidas pelo g1, está sendo avaliado se o furto das metralhadoras ocorreu por alguma falha da segurança do Arsenal de Guerra ou se algum militar pode estar envolvido no crime. E se elas saíram da base dentro de caminhões do Exército, entre setembro e outubro.

Segundo o Instituto Sou da Paz, este foi o maior desvio de armas de uma base do Exército brasileiro desde 2009, quando sete fuzis foram roubados por criminosos de um batalhão em Caçapava, interior de São Paulo. Naquela ocasião, a polícia paulista recuperou todas as armas e prendeu suspeitos pelo crime, entre eles um militar.

No caso de furto das armas em Barueri, o Exército não registrou boletim de ocorrência na polícia. Apesar de não investigar o crime, a Polícia Civil tenta encontrar as metralhadoras que sumiram. A Polícia Militar (PM) também está realizando operações nas ruas para buscar o armamento.

Agentes das forças de segurança do estado analisam ainda câmeras de monitoramento de Barueri para saber se elas gravaram alguma pessoa ou algum veículo suspeito de transportar as armas do quartel.

Neste final de semana, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse que o furto das metralhadoras pode ter "consequências catastróficas" se as armas forem para o crime organizado, podendo colocar em risco a população.

Armamento é 'inservível', diz Exército

Por meio de nota, o Exército informou que o arsenal levado é "inservível", ou seja, não estaria funcionando e passaria por manutenção. Segundo alguns militares, as metralhadoras teriam sido retiradas aos poucos do quartel para não chamar a atenção.

"A investigação segue em curso e está sob sigilo. Temos total interesse em informar e enviaremos as atualizações do caso quando for oportuno", informou ontem, segunda-feira (16/10), o CMSE.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90