Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/10/2023 às 12h07min - Atualizada em 16/10/2023 às 12h07min

Semana em Brasília discute educação profissional e tecnológica

Tema deste ano é Futuro Conectado: Educação para Reconstruir o Brasil

Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (16) em Brasília a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, evento gratuito no qual serão apresentadas atividades desenvolvidas com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional. O encontro vai até o próximo dia 22 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O tema desta terceira edição, “Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil”, busca desenvolver novas perspectivas a partir do intercâmbio de informações e ideias e da partilha de conhecimento.

Segundo os organizadores, a ideia é “estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica”.

De acordo com o MEC, serão apresentados mais de 280 projetos nos estandes, além de oficinas rápidas para o público em geral e uma área exclusiva para projetos de inovação e da cultura maker.

Inscrições

O acesso aos espaços da mostra tecnológica serão livres. Os organizadores, no entanto, informam que será necessário fazer inscrições para assistir seminários, oficinas, workshops e mesas-redondas. As inscrições podem ser feitas na internet.

Mais de 50 instituições participarão desta terceira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Entre elas, institutos federais (IFs), redes estaduais de Educação, escolas técnicas vinculadas às universidades, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Haverá também unidades móveis educacionais interativas de instituições da educação profissional e tecnológicas (EPT ) e apresentações culturais. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) leva ao evento o Laboratório Itinerante para Difusão Científica. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) apresentará unidade móvel sobre as tecnologias de manufatura digital, com scanner e impressão 3D. O Planetário do Instituto Federal do Acre (Ifac) será outro projeto interativo com o público.

Programação

A programação contará ainda com eventos de futebol de robôs, vivência de terapias orientais, introdução à robótica, programação 3D, produção de biscoitos com carapaças de camarão, artes com conchas, classificação dos grãos e da bebida de café, entre outros.

Estão previstos workshops sobre desenvolvimento da rede federal e sobre propostas metodológicas para a EPT. Haverá também workshops preparatórios para outros encontros relacionados ao tema – o 1º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT); o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica na Educação Básica; o Seminário de Demandas Governamentais por Qualificação Profissional; o Educa + e o Economia Solidária (Ecosol).

Entre os projetos expostos nos espaços do evento estão um mapa interativo do Brasil em relevo, do Instituto Federal de Farroupilha (IF); a cabeça robótica para interação e imitação afetiva (enquanto ferramenta educacional) e o mapeamento aéreo com utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) e de Machine Learning (para aplicações na agricultura de precisão), ambos do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Também serão apresentados o Aplicativo de Encontros Esportivos Me2Play, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); o Bastão de locomoção acessível, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), entre outros.

Estratégias e diretrizes

Em nota, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira disse que o evento “é uma oportunidade para coletivamente traçar estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora”.

Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação profissional e tecnológica é uma modalidade educacional desenvolvida com o objetivo de preparar os jovens para o exercício de profissões, de forma a inseri-los no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Segundo o MEC, ela abrange cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação, organizados de forma a propiciar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

programação completa pode ser acessada no site do MEC.

Edição: Graça Adjuto


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90