Jornal In Foco Publicidade 1200x90
16/09/2023 às 16h32min - Atualizada em 16/09/2023 às 16h32min

Alunos da rede munAlunos da rede municipal de educação participam de workshop de fotografia pelo celularAlunos da rede municipal de educação participam de workshop de fotografia pelo celularicipal de educação participam de workshop de fotografia pelo celular

A EMEIF Carlos Henrique foi a primeira escola a receber o projeto “AzComunidade” da Assessoria de Comunicação

Na manhã da última quinta-feira (14), Canaã dos Carajás se tornou palco de um momento repleto de aprendizado e diversão. Com o objetivo de levar os conhecimentos da área da comunicação, por meio dos profissionais que atuam dentro da Assessoria de Comunicação (Ascom), a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás lançou o projeto “AzComunidade”, que oferece oficinas e workshops para alunos da rede municipal de educação.

Nessa primeira etapa, do projeto levou a magia da fotografia pelo celular para dentro das salas de aula da EMEIF Carlos Henrique, localizada na Vila Ouro Verde. Na oportunidade, 23 alunos participaram da oficina e demonstraram entusiasmo no workshop fotografia para o celular com o tema “Olhares da Escola”, ministrada pelo fotógrafo, Diego Barbosa.

“Fiquei muito feliz em poder compartilhar o meu conhecimento e paixão pela fotografia. Foi um momento marcante ver o interesse e a dedicação de todos os alunos durante o workshop. O feedback que recebi foi muito positivo e isso me motiva a continuar trabalhando para me aperfeiçoar e ajudar outras pessoas a descobrirem o seu olhar fotográfico e espero que os alunos continuem praticando e desenvolvendo novas habilidades dentro dessa área.”, enfatizou.

Workshop

A EMEIF Carlos Henrique foi a primeira escola a receber a iniciativa da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, que busca inspirar a sensibilidade criativa dos estudantes para promover a expressão e cidadania. Iones Francisca de Oliveira, diretora da escola, compartilhou sua gratidão pelo programa, salientando a importância de levar aos alunos esses fundamentos digitais, que serão valiosos não apenas na escola, mas também em suas vidas. “Então, é oportunizar os nossos alunos a ter esse conhecimento, a manusear as ferramentas digitais, se apropriar os recursos tecnológicos, que não vão ficar só dentro das quatro paredes da escola, mas que vão se expandir pela vida cotidiana deles, pela sociedade. Nós estamos muito gratos e muito felizes pela aprendizagem dos nossos alunos e pelo crescimento da Instituição.”, comemorou.

Para os alunos, como Daniela Pires, o workshop foi uma experiência nova e enriquecedora. “A minha sensação é boa, porque eu nunca tinha feito um curso desse. É uma nova experiência para mim, um novo hobby que estou descobrindo e gostando. Aprendemos a tirar fotos de maneira linda e maravilhosa.”, ressaltou.

O aluno Breno também expressou seu entusiasmo, destacando que essas oportunidades de aprendizado contribuem para um futuro promissor. “Eu amei. Eu gosto muito quando tem esse tipo de coisa assim na escola, que eu aprendo mais e tenho mais oportunidades de um bom futuro.”, compartilhou.

O workshop não apenas estimulou a criatividade dos alunos, mas também os incentivou a utilizar seus celulares como instrumentos para capturar imagens com propósitos tanto de entretenimento quanto de documentação fatos e imagens de sua comunidade e do ambiente escolar. Para Leonardo Cruz, secretário municipal de educação, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso de avançar na educação com qualidade, oferecendo aos alunos cada dia mais novos recursos e formas de aprendizagem. “O workshop de fotografia na escola contribui para a sensibilidade criativa dos alunos e desperta-lhes o interesse em fazer do celular um instrumento de registros de imagens com fins de entretenimento e também cidadania, ao considerar que com a fotografia é possível contar uma história, guardar memórias e valorizar a identidade de uma comunidade.”, afirmou.

As melhores fotografias feitas pelos alunos durante o workshop farão parte de uma exibição, neste sábado (16), nos eventos entrega de cartões de reforma e construção e a entrega da casa do professor, na vila Ouro Verde. Nesse dia também e a certificação dos mesmos por meio da prefeita e do instrutor dessa oficina, que foi o repórter fotográfico Diego Barbosa.

Projeto AzComunidade

O projeto da Ascom nasceu de duas necessidades fundamentais: primeiramente, buscar cumprir uma missão social da Assessoria, ao levar conhecimento em comunicação para jovens, crianças e adolescentes do município. Nesta fase inicial, o foco está na capacitação dos alunos das escolas municipais, mas há planos de expansão no futuro. Em segundo lugar, o projeto visa mostrar à sociedade canaense as habilidades e talentos das comunidades locais, destacando os benefícios e fortuitos garantidos pelo executivo municipal através do olhar desses jovens, dessas crianças.

“As oficinas são vinculadas às atividades governamentais e têm a proposta de, como resultado, expor os trabalhos e obras dos alunos, além de certificações entregues pela prefeita e instrutores.”, explica Sheila Faro, Assessora de Comunicação e idealizadora do projeto.

Segundo ela, a iniciativa se alinha com a visão da prefeita Josemira Gadelha, de uma gestão pensada a partir da sua população. O projeto não apenas promove a transparência dos serviços e ações da prefeitura, mas também busca alcançar a população, tanto na cidade quanto na zona rural.

“Nessa primeira etapa do projeto, decidimos vincular essas oficinas com alguma atividade de governo, que esteja sendo realizada naquela comunidade. A ideia é causar na comunidade a ideia de pertencimento do que está sendo feito pelo executivo na sua cidade. Trazer a população para o protagonismo das ações da prefeitura, por meio da comunicação, possibilitando com a semente que plantamos, criarmos a Az da comunicação de amanhã, participando ativamente da construção de uma cidade mais digna e humanizada.”.

O projeto tem pretensão de estender para as outras áreas da comunicação como organização de eventos, produção de conteúdos para as redes sociais, de filmmaker, outras de fotografia e para reportagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90