Jornal In Foco Publicidade 1200x90
05/09/2023 às 11h01min - Atualizada em 05/09/2023 às 11h01min

Corpo de Bombeiros Militar entrega sua primeira Sala de Amamentação, em Belém

Instalado no Quartel do Comando-Geral da corporação, o novo espaço resulta de investimentos do Estado na garantia de direitos das mulheres

Agência Pa

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já dispõem, desde a tarde desta segunda-feira (4), da primeira Sala de Apoio à Amamentação, uma iniciativa inédita dentro do Quartel do Comando-Geral da corporação, em Belém. A meta é instalar espaços semelhantes em outros grupamentos, nas demais regiões do Pará.

A implantação da Sala visa oferecer mais comodidade às mães bombeiras na hora de amamentar seus bebês, em um ambiente reservado e tranquilo, onde também poderão retirar o leite excedente, que é doado ao Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, para alimentação de recém-nascidos prematuros. A centenária instituição de saúde pública e a corporação atuam juntas no Projeto Bombeiros da Vida.

Vice-governadora Hana Ghassan e um grupo de bombeiras militares, após a entrega da sala de AmamentaçãoFoto: Ascom CBMPA

“Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” é o tema da abordagem central da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês) em 2023. A temática visa sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mulher e da criança, além de difundir a necessidade de apoiar, principalmente nos ambientes de trabalho, as mães que estão amamentando.

A corporação, que há mais de 20 anos atua para a reduzir a mortalidade infantil no Brasil, por meio do Projeto Bombeiros da Vida, adotou a sala de amamentação para estimular progressivamente e conscientizar seus profissionais sobre o papel fundamental da amamentação, e fazer a diferença na vida das mães que trabalham, além de mostrar aos pais bombeiros o valor do apoio incondicional às mulheres que amamentam.

Vice-governadora Hana Ghassan e a secretária Puyr Tembé (e) destacaram a importância do novo espaçoFoto: Ascom CBMPA

Acolhimento - Sobre a iniciativa, a vice-governadora Hana Ghassan Tuma ressaltou que “sabemos que ações como essa dão suporte à amamentação no local de trabalho, e as mães se sentem muito mais acolhidas, muito mais contentes, em saber que terão um lugar para alimentar seus filhos. Parabenizo essa iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que não apenas incentiva, mas está garantindo um ambiente propício e aconchegante para as bombeiras militares paraenses praticarem o aleitamento materno, além de aumentar os vínculos afetivos entre a mãe e o bebê nos primeiros meses de vida da criança, contribuindo para todo o desenvolvimento infantil”.

Hana Ghassan disse, ainda, que “ficamos muito felizes em ver a valorização da servidora pública. Estratégias como essa visam à proteção, promoção e apoio a nível institucional e individual, pois focam na saúde e no desenvolvimento social das nossas crianças e servidoras”.

Foto: Ascom CBMPA

A secretária de Estado dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, também destacou a importância do novo espaço no QCG. “É importante que haja mais cuidado com as mães lactantes não só aqui. Seria ótimo se todos os órgãos pudessem olhar para esse ambiente em busca de dar um acolhimento para esta mulher que está amamentando. Esperamos que mais estabelecimentos, e mais órgãos possam criar este espaço, que é uma demanda que existe há tantos anos”, disse a secretária.

Referência - O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jayme de Aviz Benjó, destacou a importância da Sala de Amamentação. “Esta é uma tarde de alegria para todos nós, da corporação. Este é um espaço acolhedor, que sinaliza o investimento e o trabalho na humanização do ambiente aquartelado. Ele dá um recado a todas as militares da nossa corporação, que o Comando e o Governo têm investido em políticas públicas para a mulher. O Corpo de Bombeiros, com essa iniciativa, se torna uma referência para que outros órgãos públicos possam ter um espaço voltado para a amamentação”, reiterou o coronel Jayme Benjó.

O aleitamento é um direito de toda criança, previsto no Artigo 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante à mulher dois descansos especiais de meia hora até os 6 meses do filho. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) destaca que o leite materno é o alimento ideal e de necessidade nutricional para manter o bebê saudável, em desenvolvimento e crescimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90