Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/09/2023 às 19h45min - Atualizada em 01/09/2023 às 17h07min

Alunas e alunos do Primeiro Mundo participam de projeto voltado ao Empoderamento Feminino

Com o objetivo de promover o empoderamento de meninas e a igualdade de gênero no ambiente escolar, a professora Ana Cecília Lourinho e seus alunos do 9º ano do Centro Educacional Primeiro Mundo, em Canaã dos Carajás, lançaram o projeto “Empoderamento Feminino: Hoje somos meninas, amanhã mulheres”.

Redação - jornalinfoco.com
Durante o mês de agosto, os jovens participaram de rodas de conversa em sala de aula sobre vários assuntos voltados para o empoderamento feminino, como: direitos femininos, sororidade, feminismo, discriminação e os altos índices de feminicídio no Brasil.
A iniciativa proporciona ações que fomentem o empoderamento feminino na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes, que se tornarão mulheres e deverão crescer assumindo responsabilidades condizentes com sua idade, desenvolvendo potencialidades, desconstruindo o machismo, as desigualdades e assim compreendam o papel e a importância de cada um na sociedade.
Aproveitando a visibilidade do “AGOSTO LILÁS”, os estudantes colocaram em prática o aprendizado sobre os direitos das mulheres e realizaram vários atos durante esse mês.  Para dar início com chave de ouro, no dia 10 de agosto, a Secretaria Municipal da Mulher e Juventude (Semmju) esteve na escola para ministrar uma palestra sobre o “AGOSTO LILÁS”.  As coordenadoras (Inácia Diaz, Érika Sobral, Mariana Guedes) falaram sobre os tipos de violência, a lei Maria da Penha e o que a prefeitura de Canaã dos Carajás tem feito para solucionar o problema, e principalmente, como ajudar mulheres que passam por essa lamentável situação.
Como segunda ação relacionada ao projeto, no dia 12 de agosto, na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, as alunas Júlia Rocha Cortez, Letycia Soares e Maria Manuela Diaz apresentaram e entregaram, em mãos, para o Secretário de Justiça do Estado do Pará, o Excelentíssimo Senhor Evandro Garla, um “Manifesto em defesa da vida e direito das mulheres de Canaã dos Carajás”. O documento foi recebido pelo secretário, o qual elogiou e parabenizou as alunas e professora pelo projeto. Além do mais, Garla afirmou que repassaria o documento para as outras secretarias do estado do Pará mantendo o compromisso de melhoria para o município.
Para concluir as ações do mês, no dia 22 de agosto, alunas e alunos do Primeiro Mundo reuniram-se com outros jovens da rede municipal, no auditório da Secretaria da Mulher e da Juventude (Semmju), a fim de participarem de uma palestra ministrada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude Dr. Danilo Alves Fernandes.
Com o tema: “Por uma vida livre de violência”, o magistrado ressaltou a importância de momentos como esse e a necessidade de se discutir abertamente a violência contra a mulher e, principalmente, o ciclo vicioso que a envolve.
Gustavo Bicho, diretor do Primeiro Mundo, falou que “o empoderamento feminino na escola é a certeza de ter para o futuro mulheres mais fortes e confiantes. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, promoção do respeito ao outro e aos direitos humanos está em linha com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.
Infelizmente, a violência contra a mulher é cultural e urgentemente precisamos modificar essa concepção patriarcal associada à violência, pois somente com a educação conseguiremos resolver esse problema.  A mulher do século XXI tem certeza do que quer, ela é firme no seu propósito. Precisamos lutar pela equidade, valorização e protagonismo em diferentes espaços sociais. Assim, contribuímos para a formação de uma sociedade mais igualitária e justa, menos machista e preconceituosa!”, comentou a professora Ana Cecília Lourinho. O empoderamento feminino na escola é uma das medidas capazes de contribuir para o desenvolvimento de mulheres mais preparadas e confiantes, aptas a colaborar com a sociedade para o seu progresso. Este assunto é tão importante e urgente que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, metas para garantir a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90