Jornal In Foco Publicidade 1200x90
12/08/2023 às 10h57min - Atualizada em 12/08/2023 às 10h57min

Veja como assistir à chuva de meteoros deste final de semana

Previsão do aparecimento da chuva de meteoros deve acontecer na madrugada de sábado para domingo e de domingo para segunda. Veja como assistir!

dol

O céu noturno é um dos espetáculos mais impressionantes da natureza. Estrelas, planetas, constelações e até galáxias podem ser vistas em um céu noturno limpo. E neste final de semana um espetáculo à parte é aguardado ansiosamente pela comunidade científica: uma chuva de meteoros.

O pico de uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano acontece neste final de semana, na madrugada de sábado para domingo (13).

A Perseidas é superintensa no hemisfério Norte, podendo gerar até 100 "estrelas cadentes" por hora. Por aqui, infelizmente, essa taxa deve variar entre 5 e 30, dependendo da região.

Quanto mais "para cima" no Brasil a pessoa estiver, maiores serão as chances de ver os meteoros — ou seja, moradores do Norte e Nordeste devem ter mais sorte.

Um meteoro acontece quando um pequeno fragmento de rocha espacial entra na atmosfera da Terra, em altíssima velocidade. Isso provoca um efeito luminoso que cruza o céu, e por isso também é chamado de estrela cadente.

Como observar

A melhor janela de observação é entre as 3h30 e o amanhecer. O radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) da Perseidas é, como diz o nome, a constelação de Perseu.

Basta olhar para a região norte do céu, onde estará o radiante, e esperar pelos meteoros;

Não é preciso focar a visão na constelação, eles podem surgir de toda área ao redor;

Sites ou apps de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium) podem ajudar ao indicar a direção e o horário exato em sua cidade;

A madrugada seguinte, de domingo para segunda, também é uma boa oportunidade para ver os meteoros.

A chuva de meteoros Perseidas

A Perseidas acontece todos os anos, quando a Terra atravessa uma trilha de detritos do cometa Swift-Tuttle, entre 17 de julho e 24 de agosto.

Descoberto em 1862, este cometa é bem grande, com 26 km de largura (mais que o dobro do "asteroide dos dinossauros"). Ele passa perto da Terra, mais ou menos, a cada 130 anos; a última vez foi em 1992, e só deve voltar em 2125. A cada visita, derruba pequenos pedaços de rochas e poeira pelo caminho.

O pico ocorre quando passamos pela área mais central e densa desse rastro; ela continua ativa até o final do mês, mas cada vez menos intensa.

Para esta madrugada, o Exoss, projeto de monitoramento de meteoros, ligado ao Observatório Nacional, estima no Brasil possibilidades de:

Região Norte: a melhor do país para observar essa chuva, entre 25 e 40 meteoros por hora.

Região Nordeste: entre 15 e 30 meteoros por hora.

Região centro-oeste: entre 8 e 20 meteoros por hora.

Sudeste: entre 5 e 10 meteoros por hora.

Região Sul: a menos favorecida, com menos que 5 meteoros por hora.

Veja o mapa da intensidade das Perseidas durante o pico:

Veja como assistir à chuva de meteoros deste final de semana

Veja como assistir à chuva de meteoros deste final de semana

|Exoss

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90