Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/07/2023 às 03h01min - Atualizada em 07/07/2023 às 03h01min

Acidente com menino mostra os riscos de pegar pipa enganchada em rede elétrica

NNC

O menino levou uma forte descarga elétrica e caiu da janela da casa dele ao tentar retirar a pipa, que estava presa à rede elétrica. O acidente aconteceu por volta de 12h desta quinta-feira (6/7) no Bairro Cidade Jardim. A criança foi socorrida em estado estável pelo Samu e levada para o hospital                 A criança caiu da janela ao sofrer a descarga elétrica - Foto: Native News Carajás

Parauapebas/PA - O acidente com o menino que sofreu uma forte descarga elétrica ao tentar tirar uma pipa enganchada à rede elétrica mostra os riscos para esse tipo de prática feita pela criançada. O acidente aconteceu por volta de 12h desta quinta-feira (6/7) no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas, no sudeste do Pará.

A criança teria tentado tirar a pipa pela janela da casa dela, que fica próxima a rede elétrica, e acabou sofrendo a descarga e caiu no chão. Ele foi socorrido e levado para o hospital, em estado estável, pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Apesar das campanhas chamando a atenção para os perigos de empinar pipa próximo à rede elétrica ou tentar retirar o brinquedo quando fica enganchado, ainda é grande o número de crianças que continua desafiando o perigo. Recentes dados divulgados pela Equatorial Pará mostram que o estado já registrou mais de 1,8 mil ocorrências envolvendo pipas em rede elétrica.

A brincadeira também foi responsável por 7.031 ocorrências em todo estado no ano de 2022. Este ano, de janeiro a maio, a Equatorial Pará registrou 1.801 reclamações de falta de energia que tinham como causa as pipas que ficam presas na rede elétrica.

 
Até maio, Marabá já tinha registrado 27 casos; Parauapebas 8; Tucuruí 6; Redenção 5; e Xinguara 3.

A técnica de Segurança da Equatorial Pará, Natália Pirovano, destaca os perigos e os inúmeros transtornos que a brincadeira pode causar.

“O principal é a interrupção do fornecimento de energia elétrica. As pipas causam o rompimento dos cabos pelas linhas que usam cerol, também conhecida por chilena”, explica.

Além disso, as pipas ficam enroscadas na rede elétrica e podem provocar desgastes nos fios e levar a curtos-circuitos em dias úmidos. “Na tentativa de resgatar uma pipa enroscada na fiação, também pode ocorrer desligamentos no fornecimento, além de causar acidentes. É que, caso a pipa fique presa em um equipamento da rede elétrica, a pessoa pode tomar um choque de até 13.800 volts, que certamente será fatal”, alerta Natália.

Vale lembrar que o uso de cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da “linha chilena” é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro. Além disso, ano passado, o estado do Pará proibiu o uso, armazenamento, fabricação e venda de linhas com cerol, por meio da lei nº 9.597, de 20 de maio de 2022.

A formulação do cerol pode conter limalha de ferro, substância que provoca curtos-circuitos e choques, que podem ser fatais. Esses tipos de linha também são um risco para ciclistas, motociclistas e a população em geral. No estado, é grande o número de ocorrências de pessoas, principalmente motociclistas e ciclistas que tiveram o pescoço cortado pelas linhas, alguns evoluíram a óbito.

Para evitar acidentes, que podem ser fatais, a Equatorial dá dicas, que devem ser seguidas à risca:

– Não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos; 

– Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum. Nunca use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei e causam acidentes; 

– Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. É perigoso, pois este material em contato com os fios provoca curtos-circuitos; 

– Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Tentar recuperá-la representa sério risco, assim como tentar remover a pipa com canos ou bambus; 

– Não solte pipa em tempo nublado, principalmente se tiver com chuva. Ela pode funcionar como para-raios, conduzindo energia; – Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda; 

– Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas e linhas de cerol ou reforçadas podem causar graves acidentes.

 

Por Tina DeBord


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90