Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/05/2018 às 12h12min - Atualizada em 09/05/2018 às 12h12min

Câmara Municipal aprova e praça terá o nome de Papai Noel

Vereadores discutiram e votaram sobre o topônimo da praça que será inaugurada no sábado

Virgínia Antony - Jornal In Foco
Atila Penha
 A sessão ordinária de ontem (08), foi marcada pelo projeto que altera o topônimo da Praça da Juventude que será inaugurada no próximo sábado (12), no Bairro dos Maranhenses. Durante a assembleia os vereadores discutiram e justificaram o porquê da alteração.

A Câmera Legislativa esteve com a casa cheia na noite de ontem, isso porque diversas pessoas usando um gorro de Papai Noel, foram até local para prestar homenagem e reforçar a solicitação para que a praça que será inaugurada no próximo sábado receba o nome de Papai Noel, em referencia ao pioneiro Noel Cirino de Carvalho.


Foto: Público Presente na Sessão 

A Praça da Juventude até então, receberia o nome do também pioneiro José Mendes de Andrade, que faleceu no ano de 2015, e teve o nome indicado através de um projeto elaborado pelo ex-vereador Chefinho (PDT). Na época, porém, Noel Cirino de Carvalho ainda era vivo. E de acordo com a Lei Federal nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, é proibido em todo o território nacional atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta.

No entanto, em 2017, o popularmente conhecido Papai Noel veio a falecer, e desde um primeiro momento já havia sido comentada uma provável alteração no nome da praça que teve sua inauguração prorrogada. Porém, o tempo passou e não foi realizada a alteração pretendida. O que gerou nos últimos dias manifestações nas Redes Sociais a respeito do assunto. Já que justamente a praça que receberia o nome de José Mendes de Andrade, é o lugar já conhecido com o nome de Papai Noel, que transformou o espaço em uma área de lazer para os moradores, e já tem um campo com seu nome.
Em consenso, diversos vereadores foram até a tribuna se mostraram favoráveis a alteração do topônimo. Mas também ressaltam a importância de José Mendes de Andrade, conhecido como Zé Major.

A vereadora Maria Pereira (PDT) pediu que o nome de Zé Major fosse colocado em lugar de destaque. Vânia Mascarenhas (PDT) disse que a democracia defende o que o povo quer, e pediu para que os familiares não levassem pelo lado pessoal.


Foto: Vereadora Maria Pereira na Tribuna 

Sendo assim, o vereador Geisiel Ribeiro (PHS) levou até a tribuna o Projeto de Lei nº 012/2018 para ser discutido e votado em regime de urgência, a respeito do topônimo da praça localizada nos Bairros dos Maranhenses. 

O vereador disse que respeitava a proposta feita pelo ex-vereador chefinho, mas mencionou que a lei ainda não havia sido sancionada. Ele também se pronunciou a cerca de Zé Major, dizendo que teria consideração para que seu nome não fosse colocado em qualquer lugar. Mas que não adiantaria colocar num lugar onde não seria reconhecido, e pediu bom senso a todos. Além disso ele justificou seu Projeto de Lei fazendo a leitura da bibliografia de Noel Cirino de Carvalho.


Foto: Vereador Geisiel Ribeiro durante seu discurso 

A votação foi favorável, e a praça terá o nome de Papai Noel. Com isso, o público presente também composto por familiares e amigos, aplaudiram a decisão.
A viúva de Noel Cirino, foi até a tribuna a convite do vereador e presidente da casa Júnior Garra (PR), e diante de todos, Soliene Carvalho agradeceu o apoio dos poderes executivo e legislativo, bem como, a comunidade canaense que segundo ela é a família de Papai Noel. Na oportunidade ela pediu desculpas a família de Zé Major pelo momento. Para encerrar pediu que fosse cantado uma canção evangélica, o que foi permitido. Neste momento, todos ficaram de pé.

O vereador João Nunes (MDB) sugeriu que o nome de Zé Major fosse dado a uma escola. Rael da Marcenaria (PHS) comentou que muitos conheciam aquele espaço do Papai Noel, mas demonstrou insatisfação com os ataques sofridos por parte de alguns por causa do tema. O vereador Baiano do Hospital (PHS) disse que nem seria necessária a discussão, porque era questão de bom senso. Dionísio Coutinho (PSC) ressaltou que este tipo de homenagem deveria ser dado em vida, mas não é possível e completou dizendo que se tratava de uma escolha consciente, e não desmerecendo a alguém.  
 
Resumo da Sessão
Na primeira parte da sessão foi falado sobre o Maio Amarelo através do Secretário de Trânsito e Transporte, Geraldo Uescley de Amorim, que informou que se trata de uma campanha de conscientização no trânsito a fim reduzir acidentes e a participação da sociedade para a melhoria nesta área. Uma educadora levou mais informações a respeito do tema.
Gleiber de Souza, funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, falou das dificuldades enfrentadas depois da retirada desse serviço do município. Ele disse que para o serviço voltar a funcionar regularmente em Canaã dos Carajás, será preciso mais empenho dos governantes locais.
Foram feitas duas indicações de projetos:
A Indicação nº 041/2018 de autoria do vereador Rael da Marcenaria (PHS) para que seja realizada a troca das lâmpadas incandescentes para led.  A indicação foi aprovada.
A Indicação nº 044/2018 de autoria da Vereadora Maria Pereira (PDT) para que se providencie a recuperação de toda a extensão da VS 80. A indicação foi aprovada.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90