Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/07/2023 às 10h37min - Atualizada em 06/07/2023 às 10h37min

Smart City Canaã dos Carajás: Inovação e tecnologia no interior do Pará

Desenvolvido a partir do convênio entre UFPA, FADESP e Prefeitura Canaã dos Carajás (PMCC),o projeto abraça soluções tecnológicas e práticas inovadoras que melhoram a qualidade de vida dos habitantes da cidade.
 
Baseada em Internet das Coisas (IoT), visão computacional e inteligência artificial, o projeto Smart City Canaã revoluciona a infraestrutura urbana para implementar uma cidade inteligente em Canaã dos Carajás, sudeste paraense. O objetivo é dinamizar e tornar mais eficiente o cotidiano da cidade, transformando-a em um modelo exemplar de desenvolvimento urbano inteligente.

Liderado por uma equipe multidisciplinar de especialistas em tecnologia, entidades governamentais, empresas comprometidas com a inovação e instituições acadêmicas, o projeto Smart City Canaã visa criar um local seguro, acessível e com uma alta qualidade de vida. Com diversos eixos de desenvolvimento, a iniciativa atua nas mais diversas áreas como educação, meio ambiente, saúde e mobilidade elétrica.

Um dos principais focos do projeto é o uso da visão computacional, um campo da IA responsável pelo treinamento de computadores em busca da compreensão e interpretação do mundo visual. Com ela, é possível reconhecer o rosto humano, detectar pessoas e objetos, além de ser útil na educação, agricultura e segurança de uma cidade. Os dados coletados são analisados por algoritmos avançados e relatórios/notificações enviados à prefeitura, para que assim os problemas identificados sejam resolvidos.

Além disso, o projeto promove a participação ativa de cidadãos através do aplicativo Conecta Canaã, que permite que os habitantes do município solicitem/acompanhem serviços e ocorrências prestadas pela prefeitura. Essa abordagem colaborativa tem como intuito criar uma governança mais inclusiva, certificando que os direitos, interesses e necessidades da comunidade sejam garantidos.

Outro aspecto importante do projeto é o empreendedorismo. A fim de gerar repercussões  econômicas  e  sociais,  eventos  que  visam  estimular  o

empreendimento inovador são realizados em Canaã. No mês passado, atividades como palestras voltadas para o público jovem, oficina de validação de ideias e reunião com atores/agentes do ecossistema local, somaram mais de 200 pessoas nos três dias de programação.

O Smart City Canaã dos Carajás representa um passo ousado em direção a um futuro urbano mais sustentável, conectado e próspero. A expectativa é que seus resultados inspirem outros locais no Brasil e no mundo a abraçar a inovação e tecnologia, construindo assim, cidades mais inteligentes e conectadas.

Para mais informações acesse @smartcitycanaa nas redes sociais.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90