Jornal In Foco Publicidade 1200x90
09/03/2023 às 18h30min - Atualizada em 09/03/2023 às 18h30min

Sequestrador tem passagem por desacato e roubo

O secretário de segurança do Pará, Ualame Machado, trouxe mais detalhes sobre os antecedentes do suspeito e o que será feito posteriormente

dol
 

Após quase 18h de negociação, Yan Carlos Barroso, de 27 anos, se entregou para a polícia e liberou a última refém que estava em um carro de aplicativo estacionado na avenida Augusto Montenegro, uma das principais avenidas de Belém. Após o ocorrido, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, concedeu entrevista coletiva para falar sobre o caso, e está tratando o caso como um sequestro.

Quando questionado sobre os antecedentes criminais do suspeito, o titular da pasta informou que o mesmo já tinha histórico pela Polícia Civil, além de frequentemente desaparecer da família.

"O sequestrador teve passagem em 2015, por roubo pela Polícia Civil. Em 2016 ele teve uma passagem por desacato", disse. Além disso, a família (de Yan) já tinha denunciado, em dezembro de 2022, o desaparecimento dele, sinalizando um possível problema psicológico, que será apurado por profissionais.

"Ele sumia para Mosqueiro e chegou a ir para fora do Estado, então a família noticiava e buscava, então há um histórico de que há um problema relacionado a ele, mas quem vai ver isso são os profissionais", completou.

Fim do sequestro

Após se entregar, Yan foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estava de prontidão horas antes, para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. O estado de saúde do suspeito ainda não foi divulgado.

A vítima e mãe das três crianças, identificada como Ana Júlia, recebeu os primeiros atendimentos, depois deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia. Também não há informações sobre o estado de saúde dela.

Entenda o caso

O crime começou no início da noite da última quarta-feira (8) nos primeiros quilômetros da avenida Augusto Montenegro, em Belém. A mulher, acompanhada de seus três filhos — de 7, 8 e 3 anos de idade — solicitou uma corrida em um aplicativo.

Quando o carro se aproximou para a família entrar no veículo, Yan surgiu e rendeu o motorista, que conseguiu escapar. Armado com uma faca, ele manteve a mulher e as crianças reféns.

Autoridades de segurança concentraram os esforços para preservar a vida das vítimas, enquanto precisaram lidar com as exigências feitas pelo suspeito. As exigências, embora atendidas, não facilitaram a liberação de nenhum dos quatro em um primeiro momento.

Acompanhe a seguir a cronologia do assalto que fez uma família refém em Belém:

(quarta-feira, 08/03)

19h - Começa o sequestro após a mulher pedir a corrida pelo aplicativo. Carro chega e homem invade o veículo. Motorista foge. Passageiros ficam.

20h - Avó chega no local para falar com o neto que sequestrou a família. Ela passa mal e, depois, volta para pedir para ele deixar todos irem.

23h - Primeira criança é liberada

(quinta-feira, 09/03)

00h - Segunda criança é liberada

02h - Polícia oferece água para o sequestrador e para os dois reféns restantes. Ele finalmente aceita.

07h - Chega um novo negociador mais especializado

9h30 - Terceira criança é liberada

12h - A última refém, a mãe das três crianças, foi liberada e Yan se entregou


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90