Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/03/2023 às 10h44min - Atualizada em 04/03/2023 às 10h44min

Exposição "Carajás Visuais: Novos Olhares" está aberta ao público na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

- Jornal In Foco
O projeto "Canaã, berço da cultura criativa" realizou na última segunda-feira, dia (27) de fevereiro, o vernissage da exposição de arte "Carajás Visuais: Novos Olhares" com a abertura da exposição para visitações do público vai até 31 de março. A noite foi composta por um momento mágico com muita música e artes visuais. A Casa abriu as suas portas para as obras de artistas da grande região de integração de Carajás, com a presença de artistas convidados de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Além, de abrir as portas também para a realização do 5º evento cultural do projeto que trouxe ao palco da Casa da Cultura nomes da cena cultural do município.
A noite foi regada com o melhor da música instrumental iniciando com duo Josue Moraes (flauta) e Esther Gabriel (violão). Na sequência, tivemos a apresentação dos artistas Mauro Coutinho (violino) e Ezequiel Lopes (violão), que arrancaram muitos aplausos dos presentes. Também apreciamos a performance solo de dança do bailarino Genésio Souza que colocou o corpo em movimento, abrindo espaço para a sonoridade da flauta do músico Jonathan Oliveira e as interpretações de Lina Leão acompanhada de seu pandeiro. 
A celebração artística e musical ofertada pelo 5º Eventos Cultural do projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa recebeu os convidados e visitantes que prestigiaram a exposição de artes visuais instalada no Hall da Casa da Cultura. A exposição conta com mais de 50 obras produzidas por mais de 20 artistas  convidados e ou selecionados durante o mapeamento cultural realizado, assegura, Marcone Moreira, o curador da exposição e atual presidente do Pontal Instituto Cultural. 
São aquarelas, pinturas, desenhos, esculturas, instalações artísticas, vídeo documental e fotografias que retratam o cotidiano e a realidade do homem amazônico, em especial, dos homens e mulheres que vivem na região de Carajás, complementa Deize Botelho, coordenadora geral do projeto. Ela aponta que o projeto está na sua reta final, no entanto, várias parcerias estão sendo firmadas com foco na mobilização de estudantes e comunidades para prestigiarem a exposição até o mês de abril. Também haverá uma formação em "Empreendedorismo Cultural" nos dias 21 a 27 de março no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, ministrada pelo artista visual Marcone Moreira e o produtor cultural Jairon Gomes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível ao final da matéria ou no link presente na Bio do Instagram do Pontal em @pontalinstitutocultural. 
As duas programações (evento cultural e exposição) tiveram a organização do Pontal - Instituto Cultural, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás juntamente com a parceria da empresa Tallentus Amazônia, Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e o Instituto Cultural Vale (ICV). As atividades são possíveis graças ao Termo de Fomento Nº08|2022 e Emenda Impositiva Nº 015|2021 de autoria do parlamentar Anderson Mendes. Mais informações sobre o Instituto Cultural você pode acompanhar pela rede social @pontalinstitutocultural. Fiquem ligados nas atividades de Canaã e Marabá, no momento, acontecem exposições em ambas as cidades.  Mais informações, pelo contato via What'sApp (94) 98434-9148. 

Jairon Gomes, produtor cultural do projeto, lembra que ainda neste mês de março, haverá uma programação da Unifesspa a ser realizada e uma palestra com um artista visual convidado Sebá Tapajós, que já realizou uma individual na Casa e voltará para um papo com a comunidade no dia (16) de março, quinta-feira, às 18h, no auditório da Casa para falar sobre artes visuais na Amazônia e sustentabilidade e os seus desdobramentos. O evento também será gratuito.
Os desdobramentos da exposição em cartaz vão ainda mais. O Pontal, Instituto Cultural em parceria com a turma de Artes Visuais da Unifesspa em Canaã dos Carajás realiza de 07 a 10 de março, um conjunto de ações educativas, inteiramente gratuitas e livres para todos os públicos.
A programação é composta por palestra, visita mediada à exposição e cinco oficinas de arte | educação. Todas as ações ocorrerão na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, e buscam dialogar com a exposição coletiva “Carajás visuais: novos olhares”, instalada no hall da Casa.
A produção da semana de atividades é da Unifesspa e do Pontal, com a parceria da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, Instituto Cultural Vale (ICV) e empresa Tallentus Amazônia. A exposição tem o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.
Abaixo temos as informações da exposição, da formação, do bate papo e da programação da Unifesspa. Fiquem ligados!
Exposição "Carajás Visuais: Novos Olhares" (presencial); 
De 28|02 a 28|04, no Hall da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. 
De segunda à sábado, das 8h às 19h | Público-alvo:  comunidade em geral | Informações: (94) 99220-3451 ou 9834-9148  
Palestra: Histórias da região de Carajás contadas pelas artes visuais
Ministrante: Gil Vieira
Dia 07 de março de 2023, 19h
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Ação Educativa: Visita mediada à mostra coletiva “Carajás visuais: novos olhares”
Mediadoras: Edileuza Ponjo, Fátima Telis e Maria de Fátima
Dia 08 de março de 2023, 19h
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Oficinas
Dia 09 de março de 2023
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
 
Experimentação artística em técnica mista.
Deuza Pinheiro | Nicleide Sousa
19h às 21h
 
Introdução à monotipia: imprimindo imaginação
Sérgio Duarte
19 às 21h
Dia 10 de março de 2023
Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
 
Introdução ao grafite: simbologia e identidade amazônica
Gilson Cinco
16h às 18h
 
Experimentação artística em técnica mista
Judiceia Brito | Luciana Lima
19h às 21h
 
Introdução à fotografia
Francisco Elson
19h às 21h

Papo com Sebá Tapajós (presencial)
Dia 16|03 (quinta), no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. 
Público alvo: jovens, estudantes, artistas e comunidade em geral | Informações: (94) 99220-3451 ou 9834-9148  

Formação em Empreendedorismo Cultural (presencial + online)
De 21 a 27 de março | das 18h às 21h30 | Auditório da Casa da Cultura de Canaã 
Carga horária: 20h (presencial) + 10h (remoto | online)
Ministrantes: Marcone Moreira (artista visual) e Jairon Gomes (produtor cultural)
Inscrições via link: https://abre.ai/fQ1z 
 
Todos os eventos são inteiramente gratuitos! 
 
Pontal, Instituto Cultural 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90