Jornal In Foco Publicidade 1200x90
01/06/2017 às 13h34min - Atualizada em 01/06/2017 às 13h34min

Capacitação Programa Jovens Protagonistas

Karla Rocha - Jornal In Foco

Na tarde da última quarta-feira (31),  coordenadores pedagógicos da rede pública e voluntários da Vale, Prefeitura de Canaã dos Carajás, através da Secretaria de Educação, Komatsu, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Agência Canaã e Fundação Vale, se reuniram  para o curso de capacitação sobre os direitos da criança e do adolescente, as formas de se trabalhar com a juventude e o protagonismo infantojuvenil.  

O encontro aconteceu na Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás (Agência Canaã) e contou com a participação do representante da Fundação Vale, Ives Rocha; Nivia Costa, da Vale; Graça Reis da Agência Canaã; Wanderson Lomazzi do SBT; Major Adilson Tavares de Aquino; Dra. Josemira Gadelha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Major Charles Catuaba do Corpo de Bombeiro Militar; Secretário de Educação André Luiz Teles Souza e o assessor de imprensa Mayko Goulart; Secretário de Trânsito e Transporte Wescley Amorim; DMTC Franklim Almeida e Meire do CRAS, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social.   

É com o intuito de transformar positivamente os jovens de hoje para um futuro melhor amanhã, que essa iniciativa singular, com parcerias grandiosas, se instalou no Município de Canaã dos Carajás em março de 2017.   Durante a capacitação, foram abordados os temas sobre os direitos da criança, adolescente e juventude, educação entre pares, protagonismo infantojuvenil como ferramenta pedagógica, formas de trabalhar com a população jovem, elaboração de campanhas e metodologias práticas que incentivem a participação e o protagonismo da juventude.  

O principal objetivo da proposta é trazer o protagonismo juvenil das boas transformações no município. A iniciativa é inédita e pretende alcançar os jovens  por meio de planos de ação por escola, um documento para orientar a formação de novas turmas e também campanhas para trazer para o palco principal as atuações da juventude que estão inseridos na nossa sociedade.  

 

Canaã e o Protagonismo 

 

O município de Canaã já é exemplo quando se trata de protagonismo. Recentemente o jovem canaense Mailson Cruz de Aguiar foi um dos painelistas do SXSWEdu 2017, um dos mais importantes eventos sobre inovação em educação do mundo, realizado nos Estados Unidos. Ele apresentou os resultados da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, da qual participou ativamente. O estudo ouviu 135 mil jovens para entender o que eles pensam sobre a escola e como gostariam que ela fosse. 

Mailson também se destacou no programa Jovem Promotor da Saúde, desenvolvido pela Fundação Vale e CEDAPS. Em 2016, Canaã dos Carajás também foi o único de toda região Norte a estar presente no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, um dos mais importantes eventos no calendário mundial da educação, fruto de sua atuação no Pacto pela Educação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90