Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/03/2018 às 08h29min - Atualizada em 20/03/2018 às 08h29min

ARCON realiza operação em Canaã dos Carajás

Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado esteve presente no município nesta segunda-feira (19) fiscalizando veículos de transporte público

- Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Ônibus e vans que fazem linha entre Canaã e cidades vizinhas passaram por fiscalização nesta segunda-feira (19). Profissionais da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON) estiveram presentes na rodoviária do município para uma fiscalização de rotina em veículos de transporte públicos. Entre os critérios analisados pelos agentes da ARCON, a gratuidade para crianças e idosos e também a meia passagem para estudantes.
 
De acordo com os agentes presentes na cidade, a verificação é fundamental para os passageiros: “Muitas vezes quando a fiscalização não está eles se fazem de desentendidos e não cumprem a lei à risca. As fiscalizações que fazemos é para se fazer valer a lei e dar mais conforto aos usuários do transporte público.”
 
Os agentes explicaram ainda que o transporte convencional, ônibus, e os complementares, vans, passam pela mesma fiscalização: “A ARCON delega esse trabalho das empresas de ônibus dentro do estado. Os ônibus são os donos das linhas e as foram regularizadas em 2010 para que também possam levar passageiros entre cidades. Os dois têm direitos e deveres que precisam ser cumpridos.”


 
Em Canaã, a fiscalização relatou quais os principais problemas observados: “Um dos maiores problemas vistos aqui é mesmo a falta de gratuidade. Eles negam isso quando a fiscalização não está por perto. Tinha que haver mais fiscalização em cima disso, pois a população só tem a ganhar com as leis sendo cumpridas.”
 
Todas as pessoas acima de 65 anos têm direito à gratuidade. Não é necessária carteira específica para comprovar isso, apenas o RG. Em caso de descumprimento das regras, a população pode entrar em contato com a agência através do número de 0800 presente na van. As fiscalizações vão acontecer em Canaã e Parauapebas até a próxima quinta-feira (22).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90