Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/11/2022 às 11h12min - Atualizada em 13/11/2022 às 11h12min

Estudantes do Brasil realizam hoje a primeira prova do Enem

Hoje será realizada a primeira etapa do Enem 2022, com o Pará tendo quase 200 mil inscritos para a prova, que definirá o futuro profissional dos estudantes. Nos últimos dias de preparação, sentimento foi de ansiedade

dol
 

Meio de acesso às principais instituições de ensino superior do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realiza a primeira etapa da edição de 2022 neste domingo (13). Depois de um longo período de preparação, quase 200 mil inscritos deverão realizar a prova somente no Estado do Pará, cada um com uma história particular e uma expectativa em relação ao momento, que costuma ser decisivo na vida de muitos jovens.

Assim como muitos outros candidatos, a estudante Mariana Correia, 17 anos, chega à prova do Enem com a expectativa de quem realiza o exame pela primeira vez. À medida que o esperado dia da prova foi se aproximando, ela conta que o nervosismo foi inevitável.

“Eu queria falar que estou tranquila, mas estou muito nervosa. Quando falta menos de uma semana vai criando uma ansiedade enorme, mas eu estou tentando ao máximo me preparar para essa prova para ter uma nota boa e conseguir uma vaga na universidade que eu estou tentando”.

Enem: saiba tudo sobre os documentos necessários e locais

A faculdade que Mariana espera começar a cursar em breve é a de direito e, mais do que o curso, ela conta que também mantém uma expectativa em relação à instituição que gostaria de estudar.

“Estou com a preferência na UFPA (Universidade Federal do Pará), que é uma universidade que está no meu alcance, em questões financeiras. Eu espero que a UFPA me prepare para o mercado de trabalho da mesma forma que o Souza Franco está me preparando para o Enem”, aponta, ao se referir ao colégio no qual ela fez toda a preparação necessária para prestar o Enem, a Escola Estadual Visconde de Souza Franco. “Esse é um momento muito importante porque define o nosso futuro e leva a gente a uma nova oportunidade”.

Interessada em conquistar uma vaga também na faculdade de direito ou educação física, a estudante Karen Cazé, 18 anos, buscou manter o foco na reta final da preparação antes da primeira prova do Enem 2022. No caso dela, o interesse é por uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, para isso, ela conta que tenta controlar a ansiedade para fazer uma boa prova na tarde de hoje e, ainda, no próximo domingo (20), quando será realizada a segunda e última etapa do Enem.

“Às vezes bate a ansiedade, mas eu estou bem tranquila. Eu acho que tudo o que eu tinha que estudar, eu já estudei. Agora não é o momento de me estressar, mas de focar o máximo que eu conseguir”.

Aliando as aulas em período integral, também no Colégio Visconde de Souza Franco, com a preparação em casa através de um cursinho preparatório online, Karen conta que busca não pensar muito na expectativa gerada pelo exame, mas na preparação que ela pode fazer ao longo do ano. “Eu procuro não criar muita expectativa, mas eu espero que seja uma nova fase, onde eu consiga me encontrar com a profissão que eu desejo seguir”.

Enem 2022 cobra medidas de prevenção à covid-19

O encontro do estudante Rafael Mesquita, 19 anos, com a profissão que pretende seguir se deu ainda durante a preparação para o Enem. O curso de educação física sempre esteve entre a sua preferência e, através do Enem, ele espera poder cursar a faculdade ou na UFPA ou na Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Estou me sentindo preparado, não sinto nenhum tipo de pressão, até porque eu venho me preparando ao longo do ano”, conta, ao lembrar que nos dois últimos anos ele fez o Enem como forma de treinar. “O estilo da prova foi bom, claro que tivemos dificuldades, mas nada que pudesse nos prejudicar bastante. Então, eu estou bem e tranquilo e que venha o Enem”.

Já o estudante Pedro Enzo, 17 anos, passou por várias possibilidades de profissão até se decidir e se encontrar no audiovisual. Lembrando que a expectativa pelo Enem inicia ainda nos anos iniciais do ensino médio, ele fala da ansiedade de, enfim, chegar ao esperado momento de prestar o exame que garante acesso ao ensino superior. “O sentimento é de bastante ansiedade, que eu acho que é uma das coisas que mais afetam porque é uma prova que é tão falada desde o primeiro ano, então, a gente fica commuita expectativa em cima do Enem”.

Ao longo dos três anos de ensino médio, Pedro conta que já escolheu várias profissões diferentes, porém, na reta final ele acabou se decidindo pelo curso de cinema e audiovisual. “Nos últimos meses eu venho me apaixonando pela arte de fazer cinema, pela arte dos filmes e qualquer coisa que tenha relação com o audiovisual e isso foi uma coisa que pegou bastante. É um dos cursos que eu mais gostei de conhecer. Eu amo saber os detalhes de cada filme, de cada projeto artístico”, conta, ao falar também sobre a importância desse momento na vida dos jovens. “É um momento muito importante, principalmente, pela mudança radical que a gente tem de sair do ensino médio e dar um salto para algo tão importante, que é o ensino superior, e que já capacita a gente para o mundo e o mercado de trabalho”.

O momento de decisão destacado pelo Pedro Enzo gera uma expectativa inevitável, mas a diretora da Escola Estadual Visconde de Souza Franco, Marilena Guimarães, destaca que faz parte da preparação trabalhar também o lado emocional de quem irá participar da prova. Trabalho esse que eles buscam fazer na escola.

“O emocional é extremamente importante. O aluno precisa ter consciência de que ele é capaz, mas, para isso, a escola precisa estimulá-los.A escola precisa preparar para a vida e, para isso, nós precisamos também trabalhar as emoções dos nossos alunos, é o famoso coeficiente emocional”, considera. “Aqui, a gente está sempre na sala de aula, dialogando, ouvindo-os para saber quais são as preocupações, quais são os temores porque todo mundo realmente fica ansioso quando o assunto é o Enem. O Enem é extremamente importante para o futuro deles, então, isso gera expectativa e preocupações, mas a escola está sempre atenta a isso e dando o apoio que eles merecem”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90