Jornal In Foco Publicidade 1200x90
13/03/2018 às 10h33min - Atualizada em 13/03/2018 às 10h33min

Canaã dos Carajás: esburacada e na escuridão

Atendendo a pedidos de leitores, equipe do Jornal In Foco fez um tour pela cidade e registrou vários problemas com iluminação pública e o perigo eminente dos buracos para os condutores

- Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
A situação é dramática e preocupante em Canaã dos Carajás. O inverno chegou, o volume de águas trazido pela estação surpreendeu a todos e a buraqueira tomou conta do asfalto nas ruas da cidade. Apesar dos esforços da Secretaria de Obras e mais homens empenhados na função do que de costume, o quadro é alarmante e as verdadeiras crateras começam a representar perigo para os condutores canaenses.
 
Dezenas de pessoas entraram em contato com o Jornal In Foco e falaram sobre a problemática em seus bairros e ruas. Fomos aos locais indicados e constatamos que o problema é grave. De acordo com o relato de algumas pessoas, a buraqueira espalhada por vários pontos da cidade já tem causado até acidentes, principalmente para os que conduzem motocicletas. Ainda segundo os moradores, algumas pessoas se feriram gravemente ao passar pelos locais completamente esburacados.
 
Flagramos algumas crateras em frente à Prefeitura Municipal e até do lado da Secretaria Municipal de Obras. O titular da pasta, Wilson Reis, havia afirmado, em entrevista realizada em fevereiro, que a operação para tapar os buracos da cidade começaria em breve e, de fato, começou. Os trabalhos, no entanto, não parecem suficientes para atender à demanda municipal. Dentro das reclamações também de moradores, o fato de alguns buracos terem sido tampados com terra, quando o município possui uma fábrica de asfalto, está entre as principais.


Carros precisam desviar de buraco na frente da Prefeitura



Buracos na esquina da Secretaria de Obras


Em frente ao quartel da PM

 
Além da grave problemática dos buracos, outra situação tem tirado o sono dos moradores e ameaçado gravemente a segurança pública: até hoje, nenhuma empresa foi licitada para atender à demanda por iluminação pública na cidade. O resultado é o que muita gente já sabe: ruas nas escuras e a criminalidade que se aproveita deste fato para agir ainda mais na surdina. Com a cidade na escuridão, os assaltos aumentam e o trabalho para as autoridades policiais acaba sendo dobrado.
 
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (6), o vereador Wilson Leite, ex-líder do governo, usou a tribuna para cobrar do prefeito interino, Alexandre Pereira, uma resolução mais rápida para estes problemas e também para o lixo que se acumula por toda Canaã dos Carajás: “Faça um protocolo de emergência, prefeito! Contrate 200 homens para limpar a cidade rapidamente e atender aos anseios da população.”
 
Entre alguns registros da nossa equipe, entulhos de lixo deixados pelas ruas. Confira.


Entulhos de lixo no meio das ruas

 
Ainda no tour pela cidade, a equipe do Jornal se deparou com a esquecida Praça Ayrton Senna, no bairro Vale Verde. Por lá, os brinquedos já não existem e um morador, dono de um ponto comercial no local, reclamou de alguns outros problemas: “Somente eu que zelo por essa praça. Os brinquedos quebrados, a iluminação públicas às vezes funciona e outras vezes não... É complicado demais. O maior perigo ainda é um poste que dá choque nas crianças. Ninguém faz nada por esse lugar.”


Praça Ayrton Senna sem brinquedos


Mato se acumulando ao redor de prédio público


Buracos tampados com areia


Centro de Canaã dos Carajás


A nossa equipe tentou entrar em contato com o secretário Wilson Reis. No entanto, o gestor das obras não retornou as ligações e nem respondeu às mensagens.
 
O prefeito Alexandre reuniu todo o seu time de secretários nesta segunda-feira (12) e determinou que a cidade deve estar limpa, com buracos tampados e a maior parte da iluminação pública consertada no prazo de 20 dias. Para atender a isso, o prefeito pediu que todo o maquinário que está na zona rural seja trazido para o município e que as obras comecem urgentemente. Já na manhã desta terça-feira (13), uma limpeza no bairro Novo Horizonte 3 já teve início.
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90