Jornal In Foco Publicidade 1200x90
25/09/2022 às 16h06min - Atualizada em 25/09/2022 às 16h06min

EUA alertam Putin sobre consequências “catastróficas” se armas nucleares forem usadas na Ucrânia

Após sofrer reveses no campo de batalha, presidente russo está mobilizando 300 mil soldados e ameaçando usar "todos os meios disponíveis" para proteger a Rússia

cnn

Os Estados Unidos responderiam decisivamente a qualquer uso russo de armas nucleares contra a Ucrânia e explicaram a Moscou as “consequências catastróficas” que enfrentariam, disse o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, neste domingo (25).

Os comentários de Sullivan representaram o mais recente alerta americano após a ameaça nuclear velada feita por Vladimir Putin na quarta-feira (21), em um discurso no qual o presidente russo também anunciou a primeira mobilização militar de seu país em tempos de guerra desde a Segunda Guerra Mundial.

 

“Se a Rússia cruzar essa linha, haverá consequências catastróficas para a Rússia. Os Estados Unidos responderão decisivamente”, disse Sullivan ao programa “Meet the Press” da emissora NBC.

Sullivan não descreveu a natureza da resposta planejada dos EUA em seus comentários no domingo, mas disse que os Estados Unidos em particular para Moscou “esclareceu com mais detalhes exatamente o que isso significaria”.

Sullivan disse que os Estados Unidos têm estado em contato frequente e direto com a Rússia, inclusive durante os últimos dias para discutir a situação na Ucrânia e as ações e ameaças de Putin.

O presidente dos EUA, Joe Biden, em um discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York acusou Putin de fazer “ameaças nucleares abertas contra a Europa” em desrespeito imprudente às responsabilidades de não proliferação nuclear.

A Rússia também está realizando um referendo em quatro regiões do leste da Ucrânia com o objetivo de anexar o território que as forças russas tomaram durante a invasão da Ucrânia lançada em fevereiro.

A Ucrânia e seus aliados chamaram os referendos de uma farsa projetada para justificar uma escalada da guerra e a mobilização de Putin após as recentes perdas no campo de batalha.

Ao incorporar as áreas de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia à Rússia, Moscou poderia retratar os ataques para retomá-los como um ataque à própria Rússia, um aviso à Ucrânia e seus aliados ocidentais.

Após sofrer reveses no campo de batalha, Putin está mobilizando 300.000 soldados e ameaçando usar “todos os meios disponíveis” para proteger a Rússia.

“Isso não é um blefe”, disse Putin nos comentários vistos no cenário mundial como uma ameaça ao uso potencial de armas nucleares.

Sullivan disse neste domingo: “Putin continua com a intenção de acabar com o povo ucraniano que ele não acredita ter o direito de existir. Então ele vai continuar vindo e nós temos que continuar vindo com armas, munição, inteligência e todo o apoio que pudermos fornecer.”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90