Jornal In Foco Publicidade 1200x90
03/09/2022 às 12h08min - Atualizada em 03/09/2022 às 12h07min

Pará registra queda nos crimes de roubo em 2022

Os números mostram uma redução de 50%, quando comparado com o ano de 2018.

- jornalinfoco.com
dol

O Pará registrou, por mais um mês consecutivo, a redução da criminalidade nos primeiros oito meses  de 2022. Os indicadores de criminalidade apontam uma queda de mais de 20% nos crimes de roubo em geral no período de janeiro a agosto desse ano, em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com dados divulgados pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Mês de agosto é o menos violento em 12 anos no Pará

Os números mostram ainda uma redução acentuada quando comparado com o ano de 2018, indicando redução de 50% nos casos registrados em todo o estado.

O mapeamento de áreas estratégicas nos bairros onde a macha criminal é maior, além das operações policiais realizadas em combate a criminalidade são um dos pontos destacados pelo  secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

"Estamos agindo muito fortemente, desde que iniciamos essa gestão, no combate a criminalidade no Rstado. Os crimes contra o patrimônio apresentavam índices altíssimos no estado. Buscamos por meio de estratégias assertivas e realizando um trabalho de mapeamento nos bairros, através do setor de inteligências dos órgãos, identificado onde ocorrem o maior número de registro de roubos, para que pudéssemos desencadear operações específicas, afim de, atuar nos locais exatos, onde o crime acontece", disse Ualame Machado.

Veja programação dos bancos para o feriado de 7 de Setembro

O titular da Segup reforça ainda que a presença constante das polícias nas ruas e as operações de prevenção e ostensividade resultam em bons resultados, para manter os índices em queda.

"Hoje, conseguimos manter um quantitativo importante de policiais nas ruas, realizando rondas constantes, em especial, nos horários e locais, onde a mancha criminal se mostra mais acentuada. Além de que desencadeamos várias operações integradas com os demais órgãos de segurança, a exemplo hoje da operação "Impacto" que atua na RMB e do "Segurança por Todo o Pará" executado em todo o Estado. Com isso conseguimos inibir o crime e garantir à população maior segurança primando pelos seus patrimônios", ressalta o secretário de Segurança Pública.

índices - De acordo com os dados apresentados pela Secretária de Inteligência e Analise Criminal da Segup, de janeiro a agosto de 2021 foram registrados 46.919 casos de roubo em geral no Pará. Já em 2022, no mesmo período, foram computados 37.489 ocorrências do crime. Os indicadores representam uma queda de mais de 20% em relação ao ano passado. 

Aeroporto de Belém: Receita Federal apreende 7,85 kg de ouro

No ano de 2018, os registros de roubo, no período de janeiro a agosto, foi de 74.518 casos, o que representa, ao longo desses cinco anos, uma redução de 50% nos crimes contra o patrimônio no estado do Pará, sinalizando uma queda considerável na prática do crime e uma constância na redução dos números.

"É importante frisar que, além de conseguir reduzir o número de ocorrências, estamos conseguindo manter essa redução, ano após ano, o que não é uma tarefa fácil, mas que através da Integração entre os órgãos, aliada à atividade de inteligência e aos fortes investimentos que conseguimos realizar na segurança, podemos apresentar à população resultados favoráveis e significativos, sobretudo, manter nosso estado no controle do crime, com condições técnicas para o enfrentamento da criminalidade, finalizou Ualame Machado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90