Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/08/2022 às 08h43min - Atualizada em 26/08/2022 às 08h41min

Quase 100 casas são atingidas por ventania em Ananindeua

Populares afirmam que apesar de ter chovido na região momentos antes, quando o "redemoinho" aconteceu, a chuva já havia cessado

Heitor silva - jornalinfoco.com
dol

Um redemoinho é o encontro de uma porção de água aquecida com outras circunvizinhas mais frias. Estas águas se encontram em uma temperatura menos quente em decorrência das sombras de nuvens, resultando neste fenômeno. Geralmente, costumam acontecer em meio a chuvas fortes e causam tumulto quando acontecem. 

Moradores de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém (RMB) registraram, por volta das 14h desta quinta-feira (25), uma forte ventania que causou inúmeros transtornos na região. Em vídeos gravados por quem mora ou esteve nas imediações é possível ver o momento em que o redemoinho leva telhas de casas da região, além de estragos deixados nas proximidades da Rodovia Mário Covas.

Atendimento em posto de saúde é suspenso após furto de bomba

Populares afirmam que, apesar de ter chovido forte na região momentos antes, quando o "redemoinho" aconteceu, a chuva já estava mais fraca. "Na hora a energia começou a piscar, nós começamos a ouvir uns 'pipocos' da caixa de energia e vimos o redemoinho", disse um dos moradores da região. 

De acordo com outra moradora, a área está sem energia desde que o sinistro ocorreu.

     

"O vento forte começou a levar as telhas das casas para o meio da Mário Covas. Estava chovendo, mas quando o redemoinho começou, a chuva parou e era só ventania", contou. 

Até o momento não houve informações de pessoas feridas. E apesar do grande susto para muitos moradores, houve apenas danos materiais.

Veja como ficaram as vias, após o fenômeno:

Ao menos duas árvores também caíram por conta da ventania, no conjunto Jardim Europa, também em Ananindeua. Uma delas, da espécie figueira com aproximadamente 10 metros de altura, caiu sobre um comércio da região. Os vegetais estão sendo retirados do local pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com os militares, esse trabalho não deve finalizar nesta quinta-feira (25). Inclusive, o trecho em que as árvores caíram, deverá ser interditado. 

Os comerciantes da área conversaram com a reportagem da RBATV e afirmaram que tiveram grandes prejuízos com a ventania, que destelhou e arrancou placas dos estabelecimentos. 

A coordenadora da Defesa Civil de Ananindeua, Cristiane Ataíde, afirmou que aproximadamente 98 residências foram atingidas pela ventania. A maioria das casas teve perda total de sua cobertura. De acordo com a coordenadora, a Defesa Civil irá encaminhar todas as famílias que precisem, para os serviços sociais.

"No momento a gente só tem informações que outras casas também ficaram destelhadas no conjunto Jardim Europa e no Estélio Maroja. Já estamos fazendo o levantamento para confirmar se isso realmente aconteceu. Mas, por enquanto, identificamos um maior numero de casas destelhas na Rua América, do conjunto Vale verde", contou Cristiane.

Veja as fotos!

 Fotos: Cacia Medeiros / RBATV
 Fotos: Cacia Medeiros / RBATV
 
 Fotos: Cacia Medeiros / RBATV
 
 Fotos: Cacia Medeiros / RBATV

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90