Jornal In Foco Publicidade 1200x90
Jornal In Foco Publicidade 728x90
03/11/2023

Círio de Nossa Senhora de Nazaré é marcado por emoção, amor e fé dos devotos

Heitor Mesquita

A procissão em Canaã dos Carajás contou com vários fiéis pagando promessas e exemplos de amor ao próximo

Um ano histórico para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Canaã dos Carajás, pois este ano foi declarado como patrimônio cultural e imaterial do município, por meio da Lei n.º 1.071, sancionada em 04 de julho de 2023. E para que esse grande momento acontecesse toda a organização da 9ª edição do Círio da cidade começou com a apresentação no dia 30 de maio e desde então tudo foi planejado para hoje, 29.

O município realiza o tradicional Círio de Nazaré desde 2015, quando a comunidade católica com o Padre Peterson trouxe a celebração para terras canaenses. No início foi preciso de uma rede de apoio para que o evento acontecesse e contou com a Ordem Irmãs Filhas do Amor Divino, a Diocese de Marabá, que deu todo o suporte emprestando dois símbolos fundamentais para a celebração, a corda e a berlinda. A missa no primeiro Círio também foi celebrada pelo Bispo Dom Vital Corbellini.


A Imagem


A Arquidiocese de Belém, também deu apoio para que o evento acontecesse, nos dois primeiros anos a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, passou por Canaã dos Carajás, trazida pelo diretor espiritual da Guarda da Santa da capital, Diácono Miguel, que compartilhou conhecimento e experiência do Círio de Belém com os fiéis.

Nos primeiros dois anos a imagem da procissão era Imagem Peregrina, trazida de Belém. Em 2017 Canaã dos Carajás recebeu sua própria imagem de Nossa Senhora de Nazaré, produzida na capital paraense, pelas mãos do artesão Raimundo, especialista em arte sacra, ele reproduziu a imagem com as fiéis características da Imagem Peregrina. Hoje a igreja possui duas imagens para a realização da programação.

O manto

A cada ano o manto de Nossa Senhora de Nazaré é aguardado pelos devotos, sendo um dos símbolos marcantes do Círio. O primeiro manto no Círio de Canaã dos Carajás foi doado por uma família de Araguaína, do estado do Tocantins, o segundo foi doado pela igreja e produzido em Belém. Porém, desde 2017, a família Moreira, faz a doação do manto em todos os anos do Círio do município e desenvolvido pelo estilista Karlos Amilcar, o artista desenvolveu mantos premiados para o Círio na Capital do Pará.

Em 2023 o manto traz como tema, “Maria, mãe da partilha, milagre de amor”, que o estilista Karlos Amilcar explica a escolha. “Como é necessário ter um coração desprendido, que sabe doar, que sabe acolher o outro e sua necessidade. Para tanto, não temos exemplos maior do que o da Virgem Maria, que por meio do seu ‘sim’ revela seu amor incondicional a Deus, gerando seu filho amado, Jesus.”, destacou.

A berlinda

Outro símbolo importante para o Círio é a berlinda, instrumento usado para conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Canaã dos Carajás usou como primeira berlinda, um elemento cedido pela Diocese de Marabá. Em 2016, um serralheiro do município produziu uma berlinda especialmente para o Círio Canaense e desde então o instrumento é utilizado para a celebração.

A corda

A corda é um dos pontos que liga a imagem da Santa aos fiéis, e um local bastante disputados pelos devotos, pagadores de promessa, pois representa do sacrifício do amor divino. O instrumento é feito de sisal e desde 2016, Canaã dos Carajás utiliza uma corda de 290 metros e é carregada por centenas de devotos.


Flaviane Almeida distribui água durante a festa para dezenas de devotos, como uma forma de ajuda, e conta como fé mudou sua vida. “Já tenho oito anos de devoção, sou mineira, cheguei ao Pará e a cabeça é na devoção por Nossa Senhora de Nazaré, ela me deu uma bênção enorme, e sou muito grata. Há 9 anos nenhum médico conseguia descobrir o que eu tinha, foi quando fui para Belém, não conseguia enxergar e eu só pedia que ela iluminasse os médicos para poder me dar o diagnóstico do meu tratamento. No outro ano eu voltei para o Círio de Belém, e lá eu consegui ver toda a procissão, todo o percurso do Círio e ver a linda imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Há oito anos a minha promessa é que todo ano Deus vai me permitir, a Nazinha também, a gente faz em todo Círio nosso café da manhã na frente da missa com frutas, cachorro-quente, café, suco e durante todo o percurso distribuímos água, e graças a Deus, cada vez mais amigos se juntam a nós e isso vai aproximando mais amigos e pessoas próximas de Nossa Senhora de Nazaré.”, explicou.

Alex é mais um devoto de Nossa Senhora, e recorreu para ela proteger seu pai durante a pandemia, teve o pedido atendido em celebra isso no Círio. “Eu intercedi junto à Nossa Senhora de Nazaré para que ela enviasse a minha mensagem para Deus e Jesus Cristo, para que nada acontecesse com meu pai. Minha mãe já era falecida nesse tempo, mas se meu pai passasse por essa pandemia, e não acontecesse nada com ele, todos os anos eu estaria aqui. Hoje ele mora em Tucuruí. Eu frequentemente vou ver ele e eu sou grato. Perdemos muitas pessoas, amigos, familiares, mas ele está comigo. E eu estou muito feliz por isso, eu sou grato.’, ressaltou.

A Coroinha da Paróquia, Maria Clara, conta a grande honra que tem em fazer parte do Círio na cidade. “É uma honra, porque desde muito cedo a gente já tem inserido na nossa criação, que somos católicos, eu tenho inserido na minha criação esse dever. É uma honra de Maria e Jesus, é uma sensação maravilhosa.”, destacou e falou como foram os preparativos para a celebração. “A gente começa no final do ano com o Natal, toda a preparação, porque na igreja, na verdade, é um ciclo, então cada momento é uma preparação final.”, concluiu.

A peregrina Denícia conta que sua filha está graças a um milagre concedido pela Santa. “Minha filha Júlia, vivia só doente. Aí eu fiz um voto para Nossa Senhora de Nazaré e graças a Deus, hoje ela está curada. É a alegria da minha vida, porque sem ela eu não sei viver. Nossa Senhora é tudo de bom. Só acreditei que um milagre chegaria a nossas vidas. Tantos milagres acontecem na nossa família, em nossas vidas. Só para agradecer a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré.”, concluiu.

Seu João Silva é devoto de Nossa Senhora de Nazaré, e fala de uma promessa feita pela saúde do filho. “Eu fiz até então uma promessa para ela, para a cura do meu filho, só que ele não está aqui agora para falar nesse momento. Mas eu tenho a ideia que a gente tem que pagar também em Belém. Essa promessa dele foi bem servida pelo milagre dela. Primeiro, o milagre do senhor e com a ajuda do milagre dela.”, destacou.

A festa não movimenta apenas a cidade, mas também aquece o turismo de negócio do município, o comerciante, Cleo conta como a celebração melhora a situação financeira dele e sua família. “A gente vende em todos os Círios de Nazaré da região, sempre costumo viajar e não me arrependi de ter vindo para cá, estou vendendo camisetas, chapéus, fitinhas, tudo relacionado ao Círio.”, destacou.

Texto: Amanda Carvalho
 

Link
Mais Galerias »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90