Jornal In Foco Publicidade 1200x90
Jornal In Foco Publicidade 728x90
19/04/2023

Assinada ordem de serviço para construção de Escola Técnica em Canaã dos Carajás

heitor silva
“Hoje não estamos apenas assinando uma ordem de serviço, mas sim um sonho de muito tempo.” Foi assim que a prefeita Josemira Gadelha definiu o evento realizado na noite desta terça-feira (18) em Canaã dos Carajás. O hall do Centro Administrativo de Canaã ficou lotado de cidadãos canaenses que assistiram à cerimônia da ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção da Escola de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio do município.

A unidade escolar será construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Canaã e o Governo do Estado. A obra está avaliada em R$ 11 milhões, que serão repassados pelo estado; a contrapartida da prefeitura é o terreno, que fica localizado ao lado do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), no bairro Jardim Europa.

O governador Helder Barbalho esteve presente na cerimônia de assinatura, assim como autoridades políticas região. Entre os presentes, os prefeitos Dr. Moacir, de Xinguara, Laane Barros, de Xinguara, Vandim, de Água Azul do Norte, e Iara Braga, de Eldorado do Carajás.
Josemira agradeceu ao governador pela parceria firmada. “Em Canaã, trabalhamos a educação de mãos dadas. Estamos aqui para construir a escola do futuro.”

Pronunciamento de Helder
Com discurso voltado para a educação, Helder destacou que a escola técnica é fundamental para inserir jovens no mercado de trabalho, pois o estudante já sairá do ensino médio com um curso técnico, uma profissão. “Não há problema em quem vem de fora para trabalhar em Canaã, mas nós precisamos ter mão de obra qualificada para aproveitar quem é daqui. Tenho consciência de que estamos aqui dando início ao sonho de muitas pessoas.”
Para o governador a vinda da Escola Técnica para Canaã é o resultado da união de forças políticas. “Quero aqui destacar o trabalho de três pessoas: Josemira Gadelha, Jeová Andrade e Wagne Machado. Essa escola é a prova de que a união de vocês faz bem para Canaã dos Carajás.”

Reforço na segurança escolar
Helder também lembrou do complicado momento enfrentado pelo Brasil em relação às escolas. O governador esteve em Brasília pela manhã e discutiu, junto a outros governadores brasileiros, medidas para construir escolas mais seguras. De acordo com Helder, um ambiente escolar insegura provoca problemas ainda piores no futuro, como a evasão escolar.
O gestor estadual afirmou que o governo já se mobiliza para tornar as escolas mais seguras. Segundo ele, 400 mil alunos já estão sendo monitorados por um aplicativo de segurança e mais de R$ 20 milhões estão sendo investidos na contratação de psicólogos e assistentes sociais para cuidar dos alunos de escolas estaduais.
Helder também chamou a atenção para a importância dos pais na formação dos filhos. “A participação dos pais é decisiva para detectar se a criança está com problemas psicológicos. Nós precisamos trabalhar juntos para virar essa página e ter paz em nossas escolas.”

(Kleysykennyson Carneiro)
Link
Mais Galerias »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90