Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/03/2022 às 10h22min - Atualizada em 26/03/2022 às 10h22min

Aprenda a tirar seu título eleitoral em 3 minutos

O TSE alerta para que a solicitação seja feita o quanto antes para evitar problemas nos últimos dias, que geralmente estão com alta demanda pela procura do serviço

dol
 

Apartir de 16 anos todos os brasileiros já são permitidos a votar nas eleições. Esse ano toda a população tem até 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor. Essa solicitação pode ser feita pela internet através do Título Net, em poucos minutos.

Nubank paga até R$ 600 para usar o aplicativo em 5 minutos

Passagem de ônibus em Belém será R$ 4 a partir de segunda

Estado prepara mais quatro concursos públicos. Veja quais

O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro. Se necessário, o segundo turno estadual e nacional será realizado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Como faltam alguns meses para as eleições, você deve se perguntar o motivo de tanta pressa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Então, é que de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), o fechamento do cadastro eleitoral deve ser feito 150 dias antes de cada pleito. É durante esse período que existe a possibilidade de resolver pendências e justificar ausência em outras eleições, por exemplo.

O TSE alerta para que a solicitação seja feita o quanto antes para evitar problemas nos últimos dias, que geralmente estão com alta demanda pela procura do serviço.

Se for para tirar o título de eleitor pela primeira vez, você deve acessar o site Título Net. Depois, escolha o estado que você mora, clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela: foto selfie com documento de identidade; comprovante de residência atualizado e comprovante de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral. Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90